A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS DE EXTENSÃO NAS LICENCIATURAS: EM FOCO O CURSO DE PEDAGOGIA
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Assim, fica evidente não somente a relevância, como também a obrigatoriedade de atividades de extensão pelas IES e a necessidade de fazer valer a palavra “indissociabilidade” no âmbito educacional, garantindo a promoção de aprendizagem significativa e cidadã, alinhada aos desenvolvimentos social, equitativo e sustentável de acordo com a realidade brasileira. E é com magnificência que a extensão deve ocupar seu papel nas instituições de ensino, contribuindo para que estas assumam e abracem sua primordial missão educativa: a transformação da sociedade. Para fundamentar essa pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, torna-se necessário apontar o artigo 207 da Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, onde o Artigo 4º do documento, coloca que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos. Assim, o Curso de Pedagogia é um excelente laboratório dessas atividades em que o processo de difusão e socialização do conhecimento que ocorre por meio da extensão permite vínculos dialógicos entre o meio científico e os segmentos sociais, além de proporcionar o entendimento e o atendimento das demandas da comunidade garantindo interação dialógica da IES com seu entorno e entrega efetiva de soluções em prol da região onde está inserida." 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