A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO POR MEIO DE PLATAFORMAS DIGITAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128460 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8485 "inscrito_id" => 15678 "titulo" => "A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO POR MEIO DE PLATAFORMAS DIGITAIS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a contribuição das plataformas digitais para a personalização do ensino no contexto da educação básica brasileira, partindo do pressuposto de que a personalização não se resume à utilização de recursos tecnológicos, mas envolve a adaptação dos conteúdos aos diferentes ritmos, estilos e necessidades dos alunos, o estudo ressalta que as plataformas digitais, quando articuladas a práticas pedagógicas intencionais, favorecem a autonomia, a motivação e a construção significativa do conhecimento. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e bibliográfica, com base em autores como Fonseca et. al. (2025), Moran (2018), Silva, Oliveira e Silva (2024) e Veríssimo (2024), que destacam a importância da integração das tecnologias às metodologias ativas como meio de promover aprendizagens mais personalizadas e colaborativas. A análise dos dados teóricos aponta que o uso efetivo das plataformas digitais potencializa intervenções pedagógicas mais precisas, amplia as possibilidades de acesso e favorece trajetórias de aprendizagem mais flexíveis, contudo, evidenciou-se que a mediação docente continua sendo imprescindível para evitar o isolamento dos estudantes e assegurar o desenvolvimento de competências socioemocionais, conclui-se que as plataformas digitais devem ser compreendidas como ferramentas de apoio à personalização do ensino, desde que integradas a práticas pedagógicas planejadas e intencionais, o que exige investimento na formação docente, garantia de infraestrutura adequada e desenvolvimento de políticas públicas que promovam equidade e inclusão no uso das tecnologias educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15678_TB8485_28102025142839.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA GOMES DA SILVA CABRAL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabianagomes10@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128460 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8485 "inscrito_id" => 15678 "titulo" => "A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO POR MEIO DE PLATAFORMAS DIGITAIS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a contribuição das plataformas digitais para a personalização do ensino no contexto da educação básica brasileira, partindo do pressuposto de que a personalização não se resume à utilização de recursos tecnológicos, mas envolve a adaptação dos conteúdos aos diferentes ritmos, estilos e necessidades dos alunos, o estudo ressalta que as plataformas digitais, quando articuladas a práticas pedagógicas intencionais, favorecem a autonomia, a motivação e a construção significativa do conhecimento. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e bibliográfica, com base em autores como Fonseca et. al. (2025), Moran (2018), Silva, Oliveira e Silva (2024) e Veríssimo (2024), que destacam a importância da integração das tecnologias às metodologias ativas como meio de promover aprendizagens mais personalizadas e colaborativas. A análise dos dados teóricos aponta que o uso efetivo das plataformas digitais potencializa intervenções pedagógicas mais precisas, amplia as possibilidades de acesso e favorece trajetórias de aprendizagem mais flexíveis, contudo, evidenciou-se que a mediação docente continua sendo imprescindível para evitar o isolamento dos estudantes e assegurar o desenvolvimento de competências socioemocionais, conclui-se que as plataformas digitais devem ser compreendidas como ferramentas de apoio à personalização do ensino, desde que integradas a práticas pedagógicas planejadas e intencionais, o que exige investimento na formação docente, garantia de infraestrutura adequada e desenvolvimento de políticas públicas que promovam equidade e inclusão no uso das tecnologias educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15678_TB8485_28102025142839.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA GOMES DA SILVA CABRAL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabianagomes10@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }