ENERGIA EM JOGO: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE FONTES DE ENERGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128462 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8494 "inscrito_id" => 10129 "titulo" => "ENERGIA EM JOGO: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE FONTES DE ENERGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e a aplicação de um bingo educativo sobre o tema “Energia Renovável e Energia não Renovável”, utilizado como recurso didático de revisão de conteúdo. A atividade foi realizada em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal (DF), durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta buscou tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, reforçando os conteúdos trabalhados em sala de aula por meio de uma atividade lúdica, interativa e acessível ao professor. O bingo foi elaborado com base nos referenciais do Currículo em Movimento do Distrito Federal, inserido na unidade temática “Matéria e Energia”, e teve como objetivo principal promover a consolidação dos conhecimentos relacionados às diferentes fontes de energia, suas características, usos e impactos ambientais. Ao decorrer da aplicação, os estudantes demonstraram grande interesse e engajamento com a atividade, o que contribuiu para um ambiente de aprendizagem mais leve e participativo. Além disso, a proposta possibilitou a identificação de dúvidas ainda existentes, favorecendo o esclarecimento coletivo e a retomada de conceitos importantes. Conclui-se que recursos como o bingo, quando bem planejados e alinhados ao currículo, podem contribuir de forma positiva para o processo de ensino e aprendizagem, promovendo maior envolvimento dos estudantes e ampliando as possibilidades de atuação do professor em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10129_TB8494_28102025145609.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA DARC DE SOUSA PINHO" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "jodarc1934@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128462 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8494 "inscrito_id" => 10129 "titulo" => "ENERGIA EM JOGO: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE FONTES DE ENERGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e a aplicação de um bingo educativo sobre o tema “Energia Renovável e Energia não Renovável”, utilizado como recurso didático de revisão de conteúdo. A atividade foi realizada em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal (DF), durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta buscou tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, reforçando os conteúdos trabalhados em sala de aula por meio de uma atividade lúdica, interativa e acessível ao professor. O bingo foi elaborado com base nos referenciais do Currículo em Movimento do Distrito Federal, inserido na unidade temática “Matéria e Energia”, e teve como objetivo principal promover a consolidação dos conhecimentos relacionados às diferentes fontes de energia, suas características, usos e impactos ambientais. Ao decorrer da aplicação, os estudantes demonstraram grande interesse e engajamento com a atividade, o que contribuiu para um ambiente de aprendizagem mais leve e participativo. Além disso, a proposta possibilitou a identificação de dúvidas ainda existentes, favorecendo o esclarecimento coletivo e a retomada de conceitos importantes. Conclui-se que recursos como o bingo, quando bem planejados e alinhados ao currículo, podem contribuir de forma positiva para o processo de ensino e aprendizagem, promovendo maior envolvimento dos estudantes e ampliando as possibilidades de atuação do professor em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10129_TB8494_28102025145609.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA DARC DE SOUSA PINHO" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "jodarc1934@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }