A DIMENSÃO ESTÉTICA DE OBRAS LITERÁRIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADA PELAS TEORIAS HISTÓRICO-CRÍTICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128464 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8497 "inscrito_id" => 363 "titulo" => "A DIMENSÃO ESTÉTICA DE OBRAS LITERÁRIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADA PELAS TEORIAS HISTÓRICO-CRÍTICAS" "resumo" => "O artigo trata da dimensão estética de obras literárias no processo de ensino e aprendizagem mediada pelas teorias Histórico-Críticas, para entendermos sobre a Estética partimos que o contexto social na qual a obra literária foi criada assume papel essencial na constituição da própria estrutura da obra, ou seja, para entendermos de fato uma obra literária precisamos analisar tanto o que ela diz quanto o ambiente cultural em que ela foi produzida, e como ela determina uma condição de aprendizagem. O referencial teórico-metodológico partiu de Eagleton (1976), Candido (2006), Freitas (2023), Santos (2017, 2018), Lukács (2018), Saviani (2007, 2010). Assim, o objetivo geral consistiu em: Analisar a estética das obras literárias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando sua relação com o desenvolvimento humano a partir das contribuições das teorias Histórico-Críticas. A abordagem metodológica da pesquisa é de natureza qualitativa, mediada por uma leitura interpretativa de natureza exploratória das características que auxiliam na compreensão da dimensão estética das obra literárias, os resultados sinalizam que uma obra literária revela a realidade social, política e cultural de uma dada época, além disso por se tratar de uma produção cultural, tem um impacto direto no processo de desenvolvimento humano, tornando-se um fator determinante para o desenvolvimento da sua aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID363_TB8497_22102025235503.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAMELA LUARA SOBRINHO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Pamela Sobrinho" "autor_email" => "pamelaluaraa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128464 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8497 "inscrito_id" => 363 "titulo" => "A DIMENSÃO ESTÉTICA DE OBRAS LITERÁRIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADA PELAS TEORIAS HISTÓRICO-CRÍTICAS" "resumo" => "O artigo trata da dimensão estética de obras literárias no processo de ensino e aprendizagem mediada pelas teorias Histórico-Críticas, para entendermos sobre a Estética partimos que o contexto social na qual a obra literária foi criada assume papel essencial na constituição da própria estrutura da obra, ou seja, para entendermos de fato uma obra literária precisamos analisar tanto o que ela diz quanto o ambiente cultural em que ela foi produzida, e como ela determina uma condição de aprendizagem. O referencial teórico-metodológico partiu de Eagleton (1976), Candido (2006), Freitas (2023), Santos (2017, 2018), Lukács (2018), Saviani (2007, 2010). Assim, o objetivo geral consistiu em: Analisar a estética das obras literárias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando sua relação com o desenvolvimento humano a partir das contribuições das teorias Histórico-Críticas. A abordagem metodológica da pesquisa é de natureza qualitativa, mediada por uma leitura interpretativa de natureza exploratória das características que auxiliam na compreensão da dimensão estética das obra literárias, os resultados sinalizam que uma obra literária revela a realidade social, política e cultural de uma dada época, além disso por se tratar de uma produção cultural, tem um impacto direto no processo de desenvolvimento humano, tornando-se um fator determinante para o desenvolvimento da sua aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID363_TB8497_22102025235503.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAMELA LUARA SOBRINHO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Pamela Sobrinho" "autor_email" => "pamelaluaraa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }