Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM CONSCIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM O USO DO JOGO ADMINISTRANDO MEU SALÁRIO NO ENSINO TÉCNICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ambiente escolar ainda enfrenta inúmeros desafios, especialmente no que se refere a atrair e motivar os estudantes do século XXI. Nesse contexto, o ensino de Matemática para jovens e adolescentes continua sendo uma tarefa complexa para os professores da educação básica. Este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos iniciais de educação financeira como forma de dar significado à aprendizagem matemática, aproximando o conteúdo escolar da realidade vivida pelos alunos e investigar como o uso do jogo Administrando meu salário, da Mooney, pode contribuir para o desenvolvimento da consciência financeira. Para isso, foi elaborada uma proposta didática que utiliza jogos educativos e situações-problema como estratégias de ensino, visando promover o engajamento e a reflexão dos estudantes. A proposta contempla conteúdos como juros simples e compostos, além da introdução a noções sobre o mercado de ações, taxa selic, jogo de bets e organização financeira pessoal, com foco especial na gestão do recurso recebido pelo programa Pé-de-Meia, essas abordagens serão feitas utilizando o Jogo “Administrando meu salário” fornecido pela empresa Mooney. A intenção é que, por meio de uma abordagem contextualizada e prática, os alunos desenvolvam habilidades de planejamento, tomada de decisão e consciência financeira, ao mesmo tempo em que fortalecem competências matemáticas essenciais para sua formação integral. O referencial teórico baseia-se em autores como D’Ambrósio (1996), que defende a contextualização do ensino como forma de promover aprendizagens significativas, e Silva (2020), que trata da educação financeira como uma ferramenta de transformação social. Espera-se como resultado a ampliação do pensamento crítico e da autonomia dos alunos na administração de seus recursos financeiros, além de fortalecer a presença da educação financeira como conteúdo transversal no currículo da Educação Profissional e Tecnológica.

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