A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE PESSOAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128469 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8511 "inscrito_id" => 18246 "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE PESSOAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais prevalentes na infância, afetando diretamente os processos de aprendizagem, o comportamento e as interações sociais. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as práticas psicopedagógicas aplicadas para a superação das dificuldades enfrentadas por pessoas com TDAH. A partir disso, formula-se a seguinte questão norteadora: qual é a contribuição do psicopedagogo no enfrentamento das dificuldades apresentadas por indivíduos com TDAH? Para responder a essa problemática, foram definidos os seguintes objetivos específicos: compreender o que caracteriza o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; identificar as principais dificuldades associadas ao TDAH no processo de aprendizagem; e analisar as práticas desenvolvidas pelo psicopedagogo que favorecem a superação desses desafios. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, utilizando a abordagem narrativa para explorar teorias e práticas sobre a atuação psicopedagógica. O embasamento teórico fundamenta-se em autores como Lima (2010), Antoniolli (2014), Gil (2002), Richardson (2011), entre outros. Os resultados do estudo indicam que, embora o TDAH traga desafios significativos ao desenvolvimento escolar e pessoal dos indivíduos, o trabalho do psicopedagogo é essencial para a criação de estratégias que promovam a aprendizagem, a autonomia e a adaptação escolar. Conclui-se que a atuação psicopedagógica, pautada no acolhimento, na escuta e na mediação, contribui diretamente para a superação das dificuldades enfrentadas por pessoas com TDAH." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18246_TB8511_29102025181134.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL GABRIEL DUARTE MORAES" "autor_nome_curto" => "GABRIEL DUARTE" "autor_email" => "michaelgabriel1974@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128469 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8511 "inscrito_id" => 18246 "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE PESSOAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais prevalentes na infância, afetando diretamente os processos de aprendizagem, o comportamento e as interações sociais. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as práticas psicopedagógicas aplicadas para a superação das dificuldades enfrentadas por pessoas com TDAH. A partir disso, formula-se a seguinte questão norteadora: qual é a contribuição do psicopedagogo no enfrentamento das dificuldades apresentadas por indivíduos com TDAH? Para responder a essa problemática, foram definidos os seguintes objetivos específicos: compreender o que caracteriza o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; identificar as principais dificuldades associadas ao TDAH no processo de aprendizagem; e analisar as práticas desenvolvidas pelo psicopedagogo que favorecem a superação desses desafios. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, utilizando a abordagem narrativa para explorar teorias e práticas sobre a atuação psicopedagógica. O embasamento teórico fundamenta-se em autores como Lima (2010), Antoniolli (2014), Gil (2002), Richardson (2011), entre outros. Os resultados do estudo indicam que, embora o TDAH traga desafios significativos ao desenvolvimento escolar e pessoal dos indivíduos, o trabalho do psicopedagogo é essencial para a criação de estratégias que promovam a aprendizagem, a autonomia e a adaptação escolar. Conclui-se que a atuação psicopedagógica, pautada no acolhimento, na escuta e na mediação, contribui diretamente para a superação das dificuldades enfrentadas por pessoas com TDAH." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18246_TB8511_29102025181134.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL GABRIEL DUARTE MORAES" "autor_nome_curto" => "GABRIEL DUARTE" "autor_email" => "michaelgabriel1974@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }