Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA ESCOLA COMUM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128472
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8516
    "inscrito_id" => 17108
    "titulo" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA ESCOLA COMUM"
    "resumo" => "RESUMO Este estudo tem como objetivo principal, tecer uma análise sobre as políticas educacionais inclusivas da formação de professores que atuam em escola comum com estudantes público alvo da educação especial. O referencial teórico-metodológico apoia-se em autores que discorrem sobre educação especial, inclusiva e formação docente como: Carvalho (2004), Ferreira (2006), Nóvoa (2009), Barcelli e Rosalino (2022), dentre outros. A metodologia escolhida foi a revisão bibliográfica, por meio de artigos, documentos oficiais e avaliações respondidas por docentes após encontros de formação com professores que atuam nas escolas comuns da Educação Básica. Foram oportunizados cinco encontros presenciais que permitiram conhecer as práticas pedagógicas realizadas em turmas com estudantes deficiência e autismo. Quanto aos resultados, afirmamos que a formação dos professores deve fundamentar-se nos aspectos teórico e prático, criticidade e compreensão acerca da efetivação da inclusão escolar, conforme as políticas educacionais vigentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17108_TB8516_30102025222557.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VÍTOR CAMARÃO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "VÍTOR"
    "autor_email" => "vitor.paiva@enova.educacao.ba.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128472
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8516
    "inscrito_id" => 17108
    "titulo" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA ESCOLA COMUM"
    "resumo" => "RESUMO Este estudo tem como objetivo principal, tecer uma análise sobre as políticas educacionais inclusivas da formação de professores que atuam em escola comum com estudantes público alvo da educação especial. O referencial teórico-metodológico apoia-se em autores que discorrem sobre educação especial, inclusiva e formação docente como: Carvalho (2004), Ferreira (2006), Nóvoa (2009), Barcelli e Rosalino (2022), dentre outros. A metodologia escolhida foi a revisão bibliográfica, por meio de artigos, documentos oficiais e avaliações respondidas por docentes após encontros de formação com professores que atuam nas escolas comuns da Educação Básica. Foram oportunizados cinco encontros presenciais que permitiram conhecer as práticas pedagógicas realizadas em turmas com estudantes deficiência e autismo. Quanto aos resultados, afirmamos que a formação dos professores deve fundamentar-se nos aspectos teórico e prático, criticidade e compreensão acerca da efetivação da inclusão escolar, conforme as políticas educacionais vigentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17108_TB8516_30102025222557.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VÍTOR CAMARÃO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "VÍTOR"
    "autor_email" => "vitor.paiva@enova.educacao.ba.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO Este estudo tem como objetivo principal, tecer uma análise sobre as políticas educacionais inclusivas da formação de professores que atuam em escola comum com estudantes público alvo da educação especial. O referencial teórico-metodológico apoia-se em autores que discorrem sobre educação especial, inclusiva e formação docente como: Carvalho (2004), Ferreira (2006), Nóvoa (2009), Barcelli e Rosalino (2022), dentre outros. A metodologia escolhida foi a revisão bibliográfica, por meio de artigos, documentos oficiais e avaliações respondidas por docentes após encontros de formação com professores que atuam nas escolas comuns da Educação Básica. Foram oportunizados cinco encontros presenciais que permitiram conhecer as práticas pedagógicas realizadas em turmas com estudantes deficiência e autismo. Quanto aos resultados, afirmamos que a formação dos professores deve fundamentar-se nos aspectos teórico e prático, criticidade e compreensão acerca da efetivação da inclusão escolar, conforme as políticas educacionais vigentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.