GÊNERO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: O USO DO CORDEL COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128474 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8521 "inscrito_id" => 18589 "titulo" => "GÊNERO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: O USO DO CORDEL COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho analisa o uso do cordel como recurso pedagógico no ensino de Sociologia, com foco nas questões de gênero no ensino médio. A proposta parte da necessidade de aproximar os conteúdos sociológicos das vivências dos estudantes, promovendo uma aprendizagem crítica e contextualizada. O cordel, expressão da cultura popular nordestina, é utilizado como ferramenta didática para facilitar o diálogo sobre temas sensíveis, como as desigualdades de gênero, frequentemente marcados por resistências no ambiente escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em escolas públicas do interior de Pernambuco e da Paraíba, por meio de oficinas pedagógicas que envolveram leitura, análise e produção de cordéis autorais com orientação de professores e de um poeta popular convidado. O referencial teórico fundamenta-se nas contribuições de Joan Scott (1995), que trata o gênero como categoria analítica; Judith Butler (2003), com sua teoria da performatividade; e Guacira Louro (1997), que discute as relações entre educação e diversidade. Os resultados indicam que a utilização do cordel favorece o engajamento discente, amplia a compreensão crítica das construções sociais de gênero e fortalece os vínculos entre escola e território, valorizando saberes populares e experiências locais. Conclui-se que a articulação entre Sociologia e cultura popular, mediada pelo cordel, potencializa práticas educativas antidiscriminatórias e contribui para a formação de sujeitos mais conscientes e reflexivos, reafirmando o papel transformador da escola diante das desigualdades sociais e das lutas por reconhecimento e justiça de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18589_TB8521_18102025134856.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNILTON SILVA ESTENDIO" "autor_nome_curto" => "EDNILTON SILVA" "autor_email" => "edniltonsilva79@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128474 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8521 "inscrito_id" => 18589 "titulo" => "GÊNERO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: O USO DO CORDEL COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho analisa o uso do cordel como recurso pedagógico no ensino de Sociologia, com foco nas questões de gênero no ensino médio. A proposta parte da necessidade de aproximar os conteúdos sociológicos das vivências dos estudantes, promovendo uma aprendizagem crítica e contextualizada. O cordel, expressão da cultura popular nordestina, é utilizado como ferramenta didática para facilitar o diálogo sobre temas sensíveis, como as desigualdades de gênero, frequentemente marcados por resistências no ambiente escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em escolas públicas do interior de Pernambuco e da Paraíba, por meio de oficinas pedagógicas que envolveram leitura, análise e produção de cordéis autorais com orientação de professores e de um poeta popular convidado. O referencial teórico fundamenta-se nas contribuições de Joan Scott (1995), que trata o gênero como categoria analítica; Judith Butler (2003), com sua teoria da performatividade; e Guacira Louro (1997), que discute as relações entre educação e diversidade. Os resultados indicam que a utilização do cordel favorece o engajamento discente, amplia a compreensão crítica das construções sociais de gênero e fortalece os vínculos entre escola e território, valorizando saberes populares e experiências locais. Conclui-se que a articulação entre Sociologia e cultura popular, mediada pelo cordel, potencializa práticas educativas antidiscriminatórias e contribui para a formação de sujeitos mais conscientes e reflexivos, reafirmando o papel transformador da escola diante das desigualdades sociais e das lutas por reconhecimento e justiça de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18589_TB8521_18102025134856.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNILTON SILVA ESTENDIO" "autor_nome_curto" => "EDNILTON SILVA" "autor_email" => "edniltonsilva79@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }