Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

‘’A HISTÓRIA ONDE PISAMOS: ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL EM TURMA MULTISSERIADA NA ESCOLA MUNICIPAL BATALHA DAS TABOCAS’’.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128482
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8546
    "inscrito_id" => 17291
    "titulo" => "‘’A HISTÓRIA ONDE PISAMOS: ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL EM TURMA MULTISSERIADA NA ESCOLA MUNICIPAL BATALHA DAS TABOCAS’’."
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma prática pedagógica desenvolvida na Escola Municipal Batalha das Tabocas, em Vitória de Santo Antão - PE, no exato local onde ocorreu a Batalha das Tabocas, em 1645. O público-alvo eram os estudantes de uma turma multisseriada, onde estes demonstraram não ter o conhecimento do feito histórico acontecido no espaço onde a escola está inserida. A partir da iniciativa da professora elabora-se um projeto educativo onde foram desenvolvidas atividades interdisciplinares como visita ao Instituto Histórico da cidade, produção de maquetes com material de sucata, desenhos da planta baixa do terreno, criação de um jogo de tabuleiro ‘’Trilha das Tabocas’’ e elaboração de um mini documentário. A culminância da experiência incluiu ainda a realização de uma trilha ecológica guiada com os visitantes simulando o percurso percorrido pelos protagonistas do conflito histórico. A prática, além de promover o aprendizado significativo, gerou impacto não somente na comunidade escolar, mas também repercutiu de forma positiva atraindo outras instituições de ensino de municípios circunvizinhos e também da capital pernambucana, consolidando a escola como espaço de fortalecimento de conhecimento, identidade cultural e educação patrimonial."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17291_TB8546_03112025122253.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE NAYANE DUARTE DA SILVA ZUZU"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE DUARTE"
    "autor_email" => "daniellenduarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128482
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8546
    "inscrito_id" => 17291
    "titulo" => "‘’A HISTÓRIA ONDE PISAMOS: ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL EM TURMA MULTISSERIADA NA ESCOLA MUNICIPAL BATALHA DAS TABOCAS’’."
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma prática pedagógica desenvolvida na Escola Municipal Batalha das Tabocas, em Vitória de Santo Antão - PE, no exato local onde ocorreu a Batalha das Tabocas, em 1645. O público-alvo eram os estudantes de uma turma multisseriada, onde estes demonstraram não ter o conhecimento do feito histórico acontecido no espaço onde a escola está inserida. A partir da iniciativa da professora elabora-se um projeto educativo onde foram desenvolvidas atividades interdisciplinares como visita ao Instituto Histórico da cidade, produção de maquetes com material de sucata, desenhos da planta baixa do terreno, criação de um jogo de tabuleiro ‘’Trilha das Tabocas’’ e elaboração de um mini documentário. A culminância da experiência incluiu ainda a realização de uma trilha ecológica guiada com os visitantes simulando o percurso percorrido pelos protagonistas do conflito histórico. A prática, além de promover o aprendizado significativo, gerou impacto não somente na comunidade escolar, mas também repercutiu de forma positiva atraindo outras instituições de ensino de municípios circunvizinhos e também da capital pernambucana, consolidando a escola como espaço de fortalecimento de conhecimento, identidade cultural e educação patrimonial."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17291_TB8546_03112025122253.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE NAYANE DUARTE DA SILVA ZUZU"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE DUARTE"
    "autor_email" => "daniellenduarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo apresenta uma prática pedagógica desenvolvida na Escola Municipal Batalha das Tabocas, em Vitória de Santo Antão - PE, no exato local onde ocorreu a Batalha das Tabocas, em 1645. O público-alvo eram os estudantes de uma turma multisseriada, onde estes demonstraram não ter o conhecimento do feito histórico acontecido no espaço onde a escola está inserida. A partir da iniciativa da professora elabora-se um projeto educativo onde foram desenvolvidas atividades interdisciplinares como visita ao Instituto Histórico da cidade, produção de maquetes com material de sucata, desenhos da planta baixa do terreno, criação de um jogo de tabuleiro ‘’Trilha das Tabocas’’ e elaboração de um mini documentário. A culminância da experiência incluiu ainda a realização de uma trilha ecológica guiada com os visitantes simulando o percurso percorrido pelos protagonistas do conflito histórico. A prática, além de promover o aprendizado significativo, gerou impacto não somente na comunidade escolar, mas também repercutiu de forma positiva atraindo outras instituições de ensino de municípios circunvizinhos e também da capital pernambucana, consolidando a escola como espaço de fortalecimento de conhecimento, identidade cultural e educação patrimonial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.