AS INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128484 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8554 "inscrito_id" => 14898 "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O desenvolvimento cognitivo infantil é muito importante e deve ser trabalhado desde cedo, tanto em casa quanto na escola. É um processo essencial na infância, relacionado à capacidade de compreender, processar e usar informações para aprender e resolver problemas. Ocorrendo desde o nascimento até o delongar da vida humana, caracteriza-se por desenvolver e aprimorar habilidades fundamentais (memória, linguagem, raciocínio lógico, etc.) sendo influenciado por elementos diversos, como o ambiente imersivo da criança. Com estas prerrogativas, entende-se que a criança, em o seu desenvolvimento cognitivo, é fortemente influenciada pelo ambiente sob o qual sustenta-se a escola. portanto, este estudo busca aproximar o desenvolvimento cognitivo e as influências do ambiente escolar por meio do seguinte objetivo: discutir as influências do ambiente escolar no desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil. Para o desenvolvimento e aprofundamento no objeto pesquisado utilizou-se a pesquisa bibliográfica com a consulta em materiais diversos o que permitiu uma discussão sistêmica e sólida, bem como, a abordagem qualitativa permitindo olhar o sujeito em conexão com a realidade vivenciada. Sendo a escola ambiente privilegiado para o desenvolvimento de habilidades cognitivas da criança é imprescindível olha-lo com atenção compreendendo-o como um universo de possibilidades positivas. Além disso, faz-se necessário, também, descortinar os contrapontos de um ambiente inadequado. A criança é sujeita dotado de vida, ânimo e desejo por viver, logo, na escola, desde a Educação Infantil, ela deve ser assistida por um ambiente escolar dinâmico, criativo, feliz e educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14898_TB8554_29102025201258.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RHIAN SOUSA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "RHIAN" "autor_email" => "rhianaruda03@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128484 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8554 "inscrito_id" => 14898 "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O desenvolvimento cognitivo infantil é muito importante e deve ser trabalhado desde cedo, tanto em casa quanto na escola. É um processo essencial na infância, relacionado à capacidade de compreender, processar e usar informações para aprender e resolver problemas. Ocorrendo desde o nascimento até o delongar da vida humana, caracteriza-se por desenvolver e aprimorar habilidades fundamentais (memória, linguagem, raciocínio lógico, etc.) sendo influenciado por elementos diversos, como o ambiente imersivo da criança. Com estas prerrogativas, entende-se que a criança, em o seu desenvolvimento cognitivo, é fortemente influenciada pelo ambiente sob o qual sustenta-se a escola. portanto, este estudo busca aproximar o desenvolvimento cognitivo e as influências do ambiente escolar por meio do seguinte objetivo: discutir as influências do ambiente escolar no desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil. Para o desenvolvimento e aprofundamento no objeto pesquisado utilizou-se a pesquisa bibliográfica com a consulta em materiais diversos o que permitiu uma discussão sistêmica e sólida, bem como, a abordagem qualitativa permitindo olhar o sujeito em conexão com a realidade vivenciada. Sendo a escola ambiente privilegiado para o desenvolvimento de habilidades cognitivas da criança é imprescindível olha-lo com atenção compreendendo-o como um universo de possibilidades positivas. Além disso, faz-se necessário, também, descortinar os contrapontos de um ambiente inadequado. A criança é sujeita dotado de vida, ânimo e desejo por viver, logo, na escola, desde a Educação Infantil, ela deve ser assistida por um ambiente escolar dinâmico, criativo, feliz e educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14898_TB8554_29102025201258.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RHIAN SOUSA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "RHIAN" "autor_email" => "rhianaruda03@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }