UMA EDUCAÇÃO QUE LIBERTA É UMA EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128485 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8556 "inscrito_id" => 17231 "titulo" => "UMA EDUCAÇÃO QUE LIBERTA É UMA EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar o processo educativo como um processo de libertação e dignificação para os educandos, para além disso o mesmo, tras como reflexão nosso papel enquanto futuros educadores. Quando se fala da educação libertadora, é impressendivel não mencionar Paulo Freire, um referência para a educação e para tantos professores. A proposta deste trabalho é defender assim como Freire que o ato de ensinar não é apenas um processo no qual o professor simplesmente deposita informações na mente do aluno, como se o estudante fosse um recipiente vazio, o que deve se defender é que o ensino deve estimular o pensamento crítico, o professor deve criar condições e contextos que ajudem o aluno a construir seu próprio conhecimento, a partir de sua experiência, curiosidade, cultura e realidade na qual está inserido, sendo um sujeito ativo do processo de aprendizagem, não apenas um receptor. Nossa metodologia em ensinar pode contribuir significamente ou não para a aprendizagem de nossos alunos, a ousadia da proposta política – pedagógica de Freire na construção de um paradigma contra-hegemônico de educação, um paradigma capaz de superar a educação transmissiva e a educação bancária, nos dá coragem de assumir o risco da mudança na direção de uma educação crítica e libertadora com autonomia e responsabilidade. Logo, a proposta aqui é que o educador libertador reconhece e valoriza a linguagem do aluno como legítima, construindo com ele uma ponte entre diferentes universos linguísticos e culturais, rumo a consciência crítica e a transformação social, transformando não só a vida daqueles que aprendem, mas também a sua pela sua ousadia em escutar o outro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17231_TB8556_19102025193803.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA MENDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "lara.mendes@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128485 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8556 "inscrito_id" => 17231 "titulo" => "UMA EDUCAÇÃO QUE LIBERTA É UMA EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar o processo educativo como um processo de libertação e dignificação para os educandos, para além disso o mesmo, tras como reflexão nosso papel enquanto futuros educadores. Quando se fala da educação libertadora, é impressendivel não mencionar Paulo Freire, um referência para a educação e para tantos professores. A proposta deste trabalho é defender assim como Freire que o ato de ensinar não é apenas um processo no qual o professor simplesmente deposita informações na mente do aluno, como se o estudante fosse um recipiente vazio, o que deve se defender é que o ensino deve estimular o pensamento crítico, o professor deve criar condições e contextos que ajudem o aluno a construir seu próprio conhecimento, a partir de sua experiência, curiosidade, cultura e realidade na qual está inserido, sendo um sujeito ativo do processo de aprendizagem, não apenas um receptor. Nossa metodologia em ensinar pode contribuir significamente ou não para a aprendizagem de nossos alunos, a ousadia da proposta política – pedagógica de Freire na construção de um paradigma contra-hegemônico de educação, um paradigma capaz de superar a educação transmissiva e a educação bancária, nos dá coragem de assumir o risco da mudança na direção de uma educação crítica e libertadora com autonomia e responsabilidade. Logo, a proposta aqui é que o educador libertador reconhece e valoriza a linguagem do aluno como legítima, construindo com ele uma ponte entre diferentes universos linguísticos e culturais, rumo a consciência crítica e a transformação social, transformando não só a vida daqueles que aprendem, mas também a sua pela sua ousadia em escutar o outro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17231_TB8556_19102025193803.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA MENDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "lara.mendes@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }