Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁRIOS DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128487
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8560
    "inscrito_id" => 6312
    "titulo" => "DIÁRIOS DE AULA"
    "resumo" => "O tema dessa pesquisa é o registro manuscrito, offline, a respeito dos conhecimentos produzidos por estudantes de um curso de Educação Física-Licenciatura. Com as tecnologias cada vez mais evoluídas observa-se que, a maioria desses estudantes, não tem mais a preocupação de registrar o processo da produção do conhecimento, pelo próprio punho, offline. Desse modo, este estudo propõe a escrita de Diários de Aula. É a escrita de um gênero textual, como está na Base Nacional Comum Curricular (2018, p. 92), que promove a reflexão individual, discussões pertinentes acerca da vida em sociedade e “objetiva descrever, o contar, numa espécie de apreensão global” (BARBOSA e HESS, 2010). O objetivo geral é verificar se a escrita do diário é uma ação que favorece o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia bibliográfica, com abordagem qualitativa, contempla a Análise do Conteúdo (BARDAN, 2011), dos diários, em duas categorias: a) Escrita (folhas limpas; escrita clara; coesão e coerência), na qual, apenas 9% dos registros apresentaram folhas limpas, sem rasuras; 33% mostraram uma escrita clara, com letra adequada para a eficácia da comunicação. b) Estética (subjetividade e aprendizagens), demonstra que, 23% dos diários, apresentam uma escrita própria da pessoa que escreve, quais sensações ocorreram e o que aprenderam. Observou-se que 77% não apresentaram característica desse gênero de escrita, por desconhecimento do assunto. Essa foi a maior dificuldade encontrada, mesmo com orientações para tentar suprir essa falta de conhecimento. Para tanto houve indicação de filmes que retratam a escrita de diário, tais como: O diário de uma paixão; Escritores da liberdade; O diário de Anne Frank; Diário de um banana e seus respectivos livros. Considerando os resultados aqui expostos, conclui-se que, o registro em Diários de Aula ainda necessita de outras pesquisas, avaliando o ciclo dos elementos das categorias aqui analisadas ou de outras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6312_TB8560_30102025184633.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA SIMEONI"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA"
    "autor_email" => "mariacsimeoni@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128487
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8560
    "inscrito_id" => 6312
    "titulo" => "DIÁRIOS DE AULA"
    "resumo" => "O tema dessa pesquisa é o registro manuscrito, offline, a respeito dos conhecimentos produzidos por estudantes de um curso de Educação Física-Licenciatura. Com as tecnologias cada vez mais evoluídas observa-se que, a maioria desses estudantes, não tem mais a preocupação de registrar o processo da produção do conhecimento, pelo próprio punho, offline. Desse modo, este estudo propõe a escrita de Diários de Aula. É a escrita de um gênero textual, como está na Base Nacional Comum Curricular (2018, p. 92), que promove a reflexão individual, discussões pertinentes acerca da vida em sociedade e “objetiva descrever, o contar, numa espécie de apreensão global” (BARBOSA e HESS, 2010). O objetivo geral é verificar se a escrita do diário é uma ação que favorece o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia bibliográfica, com abordagem qualitativa, contempla a Análise do Conteúdo (BARDAN, 2011), dos diários, em duas categorias: a) Escrita (folhas limpas; escrita clara; coesão e coerência), na qual, apenas 9% dos registros apresentaram folhas limpas, sem rasuras; 33% mostraram uma escrita clara, com letra adequada para a eficácia da comunicação. b) Estética (subjetividade e aprendizagens), demonstra que, 23% dos diários, apresentam uma escrita própria da pessoa que escreve, quais sensações ocorreram e o que aprenderam. Observou-se que 77% não apresentaram característica desse gênero de escrita, por desconhecimento do assunto. Essa foi a maior dificuldade encontrada, mesmo com orientações para tentar suprir essa falta de conhecimento. Para tanto houve indicação de filmes que retratam a escrita de diário, tais como: O diário de uma paixão; Escritores da liberdade; O diário de Anne Frank; Diário de um banana e seus respectivos livros. Considerando os resultados aqui expostos, conclui-se que, o registro em Diários de Aula ainda necessita de outras pesquisas, avaliando o ciclo dos elementos das categorias aqui analisadas ou de outras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6312_TB8560_30102025184633.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA SIMEONI"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA"
    "autor_email" => "mariacsimeoni@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O tema dessa pesquisa é o registro manuscrito, offline, a respeito dos conhecimentos produzidos por estudantes de um curso de Educação Física-Licenciatura. Com as tecnologias cada vez mais evoluídas observa-se que, a maioria desses estudantes, não tem mais a preocupação de registrar o processo da produção do conhecimento, pelo próprio punho, offline. Desse modo, este estudo propõe a escrita de Diários de Aula. É a escrita de um gênero textual, como está na Base Nacional Comum Curricular (2018, p. 92), que promove a reflexão individual, discussões pertinentes acerca da vida em sociedade e “objetiva descrever, o contar, numa espécie de apreensão global” (BARBOSA e HESS, 2010). O objetivo geral é verificar se a escrita do diário é uma ação que favorece o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia bibliográfica, com abordagem qualitativa, contempla a Análise do Conteúdo (BARDAN, 2011), dos diários, em duas categorias: a) Escrita (folhas limpas; escrita clara; coesão e coerência), na qual, apenas 9% dos registros apresentaram folhas limpas, sem rasuras; 33% mostraram uma escrita clara, com letra adequada para a eficácia da comunicação. b) Estética (subjetividade e aprendizagens), demonstra que, 23% dos diários, apresentam uma escrita própria da pessoa que escreve, quais sensações ocorreram e o que aprenderam. Observou-se que 77% não apresentaram característica desse gênero de escrita, por desconhecimento do assunto. Essa foi a maior dificuldade encontrada, mesmo com orientações para tentar suprir essa falta de conhecimento. Para tanto houve indicação de filmes que retratam a escrita de diário, tais como: O diário de uma paixão; Escritores da liberdade; O diário de Anne Frank; Diário de um banana e seus respectivos livros. Considerando os resultados aqui expostos, conclui-se que, o registro em Diários de Aula ainda necessita de outras pesquisas, avaliando o ciclo dos elementos das categorias aqui analisadas ou de outras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.