DIÁRIOS DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128487 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8560 "inscrito_id" => 6312 "titulo" => "DIÁRIOS DE AULA" "resumo" => "O tema dessa pesquisa é o registro manuscrito, offline, a respeito dos conhecimentos produzidos por estudantes de um curso de Educação Física-Licenciatura. Com as tecnologias cada vez mais evoluídas observa-se que, a maioria desses estudantes, não tem mais a preocupação de registrar o processo da produção do conhecimento, pelo próprio punho, offline. Desse modo, este estudo propõe a escrita de Diários de Aula. É a escrita de um gênero textual, como está na Base Nacional Comum Curricular (2018, p. 92), que promove a reflexão individual, discussões pertinentes acerca da vida em sociedade e “objetiva descrever, o contar, numa espécie de apreensão global” (BARBOSA e HESS, 2010). O objetivo geral é verificar se a escrita do diário é uma ação que favorece o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia bibliográfica, com abordagem qualitativa, contempla a Análise do Conteúdo (BARDAN, 2011), dos diários, em duas categorias: a) Escrita (folhas limpas; escrita clara; coesão e coerência), na qual, apenas 9% dos registros apresentaram folhas limpas, sem rasuras; 33% mostraram uma escrita clara, com letra adequada para a eficácia da comunicação. b) Estética (subjetividade e aprendizagens), demonstra que, 23% dos diários, apresentam uma escrita própria da pessoa que escreve, quais sensações ocorreram e o que aprenderam. Observou-se que 77% não apresentaram característica desse gênero de escrita, por desconhecimento do assunto. Essa foi a maior dificuldade encontrada, mesmo com orientações para tentar suprir essa falta de conhecimento. Para tanto houve indicação de filmes que retratam a escrita de diário, tais como: O diário de uma paixão; Escritores da liberdade; O diário de Anne Frank; Diário de um banana e seus respectivos livros. Considerando os resultados aqui expostos, conclui-se que, o registro em Diários de Aula ainda necessita de outras pesquisas, avaliando o ciclo dos elementos das categorias aqui analisadas ou de outras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6312_TB8560_30102025184633.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA SIMEONI" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "mariacsimeoni@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128487 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8560 "inscrito_id" => 6312 "titulo" => "DIÁRIOS DE AULA" "resumo" => "O tema dessa pesquisa é o registro manuscrito, offline, a respeito dos conhecimentos produzidos por estudantes de um curso de Educação Física-Licenciatura. Com as tecnologias cada vez mais evoluídas observa-se que, a maioria desses estudantes, não tem mais a preocupação de registrar o processo da produção do conhecimento, pelo próprio punho, offline. Desse modo, este estudo propõe a escrita de Diários de Aula. É a escrita de um gênero textual, como está na Base Nacional Comum Curricular (2018, p. 92), que promove a reflexão individual, discussões pertinentes acerca da vida em sociedade e “objetiva descrever, o contar, numa espécie de apreensão global” (BARBOSA e HESS, 2010). O objetivo geral é verificar se a escrita do diário é uma ação que favorece o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia bibliográfica, com abordagem qualitativa, contempla a Análise do Conteúdo (BARDAN, 2011), dos diários, em duas categorias: a) Escrita (folhas limpas; escrita clara; coesão e coerência), na qual, apenas 9% dos registros apresentaram folhas limpas, sem rasuras; 33% mostraram uma escrita clara, com letra adequada para a eficácia da comunicação. b) Estética (subjetividade e aprendizagens), demonstra que, 23% dos diários, apresentam uma escrita própria da pessoa que escreve, quais sensações ocorreram e o que aprenderam. Observou-se que 77% não apresentaram característica desse gênero de escrita, por desconhecimento do assunto. Essa foi a maior dificuldade encontrada, mesmo com orientações para tentar suprir essa falta de conhecimento. Para tanto houve indicação de filmes que retratam a escrita de diário, tais como: O diário de uma paixão; Escritores da liberdade; O diário de Anne Frank; Diário de um banana e seus respectivos livros. Considerando os resultados aqui expostos, conclui-se que, o registro em Diários de Aula ainda necessita de outras pesquisas, avaliando o ciclo dos elementos das categorias aqui analisadas ou de outras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6312_TB8560_30102025184633.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA SIMEONI" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "mariacsimeoni@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }