A MELODIA DA INCLUSÃO: MUSICOTERAPIA E NEUROPSICOPEDAGOGIA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128488 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8561 "inscrito_id" => 2404 "titulo" => "A MELODIA DA INCLUSÃO: MUSICOTERAPIA E NEUROPSICOPEDAGOGIA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "Este estudo, realizado durante o estágio institucional e clínico obrigatório do curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Luso-Brasileira-FALUB, investigou as contribuições da musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Musicoterapia é a utilização da música e/ou elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), em grupo ou de forma individualizada, num processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. Com abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa utilizou questionários abertos como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2015). O estudo foi desenvolvido em um Centro de Terapias Integradas para pessoas com autismo em unidades dos municípios de Recife e Carpina, em Pernambuco. Os resultados indicaram que a musicoterapia desempenha um papel importante no avanço do conhecimento sobre as relações entre música, neurodesenvolvimento e habilidades sociais. Conclui-se que a musicoterapia atua como mediadora eficaz, promovendo avanços significativos nas habilidades comunicativas, sociais e cognitivas dessas crianças, e amplia as fronteiras da pesquisa nas áreas de neurociência e neuropsicopedagogia, consolidando-se como uma estratégia complementar no tratamento do TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2404_TB8561_30102025231205.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZÉLIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ZÉLIA MELO" "autor_email" => "zeliammelo@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LUSOBRASILEIRA (FALUB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128488 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8561 "inscrito_id" => 2404 "titulo" => "A MELODIA DA INCLUSÃO: MUSICOTERAPIA E NEUROPSICOPEDAGOGIA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "Este estudo, realizado durante o estágio institucional e clínico obrigatório do curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Luso-Brasileira-FALUB, investigou as contribuições da musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Musicoterapia é a utilização da música e/ou elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), em grupo ou de forma individualizada, num processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. Com abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa utilizou questionários abertos como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2015). O estudo foi desenvolvido em um Centro de Terapias Integradas para pessoas com autismo em unidades dos municípios de Recife e Carpina, em Pernambuco. Os resultados indicaram que a musicoterapia desempenha um papel importante no avanço do conhecimento sobre as relações entre música, neurodesenvolvimento e habilidades sociais. Conclui-se que a musicoterapia atua como mediadora eficaz, promovendo avanços significativos nas habilidades comunicativas, sociais e cognitivas dessas crianças, e amplia as fronteiras da pesquisa nas áreas de neurociência e neuropsicopedagogia, consolidando-se como uma estratégia complementar no tratamento do TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2404_TB8561_30102025231205.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZÉLIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ZÉLIA MELO" "autor_email" => "zeliammelo@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LUSOBRASILEIRA (FALUB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }