Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

I COMIC CON : FUSÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128489
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8563
    "inscrito_id" => 15115
    "titulo" => "I COMIC CON : FUSÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA"
    "resumo" => "A educação contemporânea evidencia a promoção de práticas educativas interdisciplinares e em sintonia com o contexto dos discentes, diante da multimodalidade ou multissemiose e do artístico - literário, possibilita a conexão e imersão que viabilize a aprendizagem mais significativa e lúdica. Para Castro (2020) Diante de várias mudanças nas formas de comunicação e interação vêm se tornando cada vez mais multimodal. Dessa maneira, cabe a escola incluir em seu currículo e se perceber inserida nesse cenário de novos hábitos e valores e, principalmente, de novas formas de interação ( real e virtual). A prática foi vivenciada com alunos do 8ª ano, Escola EREFEM Três Marias (Floresta-PE) e objetivou promover prática docente que evidencie a interdisciplinaridade e a conexão da literatura e da arte numa perspectiva de imersão com a cultura da geração atual, além de incentivar o hábito da leitura de textos literários, compreender o universo de interesse literário do alunado na atualidade, e apresentar a presença da multimodalidade e multissemiose nas obras literárias mencionados pelos discentes, além de experienciar a imersão nesse universo de fusão da literatura e da arte -I Comic Con; neste contexto pôde vislumbrar, diante da participação com êxito e satisfação por parte dos discentes, que a implementação de vivências com foco na cultura e na participação ativa dos adolescente pode ser um panorama a vigorar o ensino e aprendizagem. Há evidencias de práticas inovadoras em consonância com a cultura do universo das Convenção de Cultura em geral sendo uma contribuinte para aprendizagem mais interativa e atrativa na atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15115_TB8563_30102025231246.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIANY LARISSA GOMES DE SA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WILLIANY GOMES"
    "autor_email" => "williany.lags@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128489
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8563
    "inscrito_id" => 15115
    "titulo" => "I COMIC CON : FUSÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA"
    "resumo" => "A educação contemporânea evidencia a promoção de práticas educativas interdisciplinares e em sintonia com o contexto dos discentes, diante da multimodalidade ou multissemiose e do artístico - literário, possibilita a conexão e imersão que viabilize a aprendizagem mais significativa e lúdica. Para Castro (2020) Diante de várias mudanças nas formas de comunicação e interação vêm se tornando cada vez mais multimodal. Dessa maneira, cabe a escola incluir em seu currículo e se perceber inserida nesse cenário de novos hábitos e valores e, principalmente, de novas formas de interação ( real e virtual). A prática foi vivenciada com alunos do 8ª ano, Escola EREFEM Três Marias (Floresta-PE) e objetivou promover prática docente que evidencie a interdisciplinaridade e a conexão da literatura e da arte numa perspectiva de imersão com a cultura da geração atual, além de incentivar o hábito da leitura de textos literários, compreender o universo de interesse literário do alunado na atualidade, e apresentar a presença da multimodalidade e multissemiose nas obras literárias mencionados pelos discentes, além de experienciar a imersão nesse universo de fusão da literatura e da arte -I Comic Con; neste contexto pôde vislumbrar, diante da participação com êxito e satisfação por parte dos discentes, que a implementação de vivências com foco na cultura e na participação ativa dos adolescente pode ser um panorama a vigorar o ensino e aprendizagem. Há evidencias de práticas inovadoras em consonância com a cultura do universo das Convenção de Cultura em geral sendo uma contribuinte para aprendizagem mais interativa e atrativa na atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15115_TB8563_30102025231246.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIANY LARISSA GOMES DE SA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WILLIANY GOMES"
    "autor_email" => "williany.lags@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação contemporânea evidencia a promoção de práticas educativas interdisciplinares e em sintonia com o contexto dos discentes, diante da multimodalidade ou multissemiose e do artístico - literário, possibilita a conexão e imersão que viabilize a aprendizagem mais significativa e lúdica. Para Castro (2020) Diante de várias mudanças nas formas de comunicação e interação vêm se tornando cada vez mais multimodal. Dessa maneira, cabe a escola incluir em seu currículo e se perceber inserida nesse cenário de novos hábitos e valores e, principalmente, de novas formas de interação ( real e virtual). A prática foi vivenciada com alunos do 8ª ano, Escola EREFEM Três Marias (Floresta-PE) e objetivou promover prática docente que evidencie a interdisciplinaridade e a conexão da literatura e da arte numa perspectiva de imersão com a cultura da geração atual, além de incentivar o hábito da leitura de textos literários, compreender o universo de interesse literário do alunado na atualidade, e apresentar a presença da multimodalidade e multissemiose nas obras literárias mencionados pelos discentes, além de experienciar a imersão nesse universo de fusão da literatura e da arte -I Comic Con; neste contexto pôde vislumbrar, diante da participação com êxito e satisfação por parte dos discentes, que a implementação de vivências com foco na cultura e na participação ativa dos adolescente pode ser um panorama a vigorar o ensino e aprendizagem. Há evidencias de práticas inovadoras em consonância com a cultura do universo das Convenção de Cultura em geral sendo uma contribuinte para aprendizagem mais interativa e atrativa na atualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.