I COMIC CON : FUSÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128489 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8563 "inscrito_id" => 15115 "titulo" => "I COMIC CON : FUSÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA" "resumo" => "A educação contemporânea evidencia a promoção de práticas educativas interdisciplinares e em sintonia com o contexto dos discentes, diante da multimodalidade ou multissemiose e do artístico - literário, possibilita a conexão e imersão que viabilize a aprendizagem mais significativa e lúdica. Para Castro (2020) Diante de várias mudanças nas formas de comunicação e interação vêm se tornando cada vez mais multimodal. Dessa maneira, cabe a escola incluir em seu currículo e se perceber inserida nesse cenário de novos hábitos e valores e, principalmente, de novas formas de interação ( real e virtual). A prática foi vivenciada com alunos do 8ª ano, Escola EREFEM Três Marias (Floresta-PE) e objetivou promover prática docente que evidencie a interdisciplinaridade e a conexão da literatura e da arte numa perspectiva de imersão com a cultura da geração atual, além de incentivar o hábito da leitura de textos literários, compreender o universo de interesse literário do alunado na atualidade, e apresentar a presença da multimodalidade e multissemiose nas obras literárias mencionados pelos discentes, além de experienciar a imersão nesse universo de fusão da literatura e da arte -I Comic Con; neste contexto pôde vislumbrar, diante da participação com êxito e satisfação por parte dos discentes, que a implementação de vivências com foco na cultura e na participação ativa dos adolescente pode ser um panorama a vigorar o ensino e aprendizagem. Há evidencias de práticas inovadoras em consonância com a cultura do universo das Convenção de Cultura em geral sendo uma contribuinte para aprendizagem mais interativa e atrativa na atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15115_TB8563_30102025231246.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIANY LARISSA GOMES DE SA SOUZA" "autor_nome_curto" => "WILLIANY GOMES" "autor_email" => "williany.lags@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128489 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8563 "inscrito_id" => 15115 "titulo" => "I COMIC CON : FUSÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA" "resumo" => "A educação contemporânea evidencia a promoção de práticas educativas interdisciplinares e em sintonia com o contexto dos discentes, diante da multimodalidade ou multissemiose e do artístico - literário, possibilita a conexão e imersão que viabilize a aprendizagem mais significativa e lúdica. Para Castro (2020) Diante de várias mudanças nas formas de comunicação e interação vêm se tornando cada vez mais multimodal. Dessa maneira, cabe a escola incluir em seu currículo e se perceber inserida nesse cenário de novos hábitos e valores e, principalmente, de novas formas de interação ( real e virtual). A prática foi vivenciada com alunos do 8ª ano, Escola EREFEM Três Marias (Floresta-PE) e objetivou promover prática docente que evidencie a interdisciplinaridade e a conexão da literatura e da arte numa perspectiva de imersão com a cultura da geração atual, além de incentivar o hábito da leitura de textos literários, compreender o universo de interesse literário do alunado na atualidade, e apresentar a presença da multimodalidade e multissemiose nas obras literárias mencionados pelos discentes, além de experienciar a imersão nesse universo de fusão da literatura e da arte -I Comic Con; neste contexto pôde vislumbrar, diante da participação com êxito e satisfação por parte dos discentes, que a implementação de vivências com foco na cultura e na participação ativa dos adolescente pode ser um panorama a vigorar o ensino e aprendizagem. Há evidencias de práticas inovadoras em consonância com a cultura do universo das Convenção de Cultura em geral sendo uma contribuinte para aprendizagem mais interativa e atrativa na atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15115_TB8563_30102025231246.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIANY LARISSA GOMES DE SA SOUZA" "autor_nome_curto" => "WILLIANY GOMES" "autor_email" => "williany.lags@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }