NEUROPSICOPEDAGOGIA E O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128493 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8575 "inscrito_id" => 18613 "titulo" => "NEUROPSICOPEDAGOGIA E O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "Este resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão. O Este estudo, realizado no âmbito da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Luso-Brasileira, investigou como a Neuropsicopedagogia pode contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo principal foi compreender como as intervenções neuropsicopedagógicas podem melhorar as habilidades motoras finas dessas crianças, favorecendo o aprendizado e a adaptação social. A pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, foi conduzida em uma unidade terapêutica para autistas em Carpina-PE, envolvendo psicomotricistas e crianças com TEA. A coleta de dados incluiu observações, registros em diários de bordo e entrevistas com os profissionais. A análise de conteúdo permitiu identificar padrões recorrentes e avaliar os impactos das intervenções. Os resultados mostraram que as sessões de estimulação motora possibilitaram às crianças explorar suas habilidades de maneira criativa, promovendo maior autonomia e integração social. A Neuropsicopedagogia se revelou uma abordagem eficaz e adaptada às necessidades das crianças com TEA, contribuindo para seu desenvolvimento integral. Este estudo destaca a importância da formação de profissionais qualificados e da aplicação de práticas que alinhem teoria e prática no desenvolvimento infantil. Palavras-chave: Neuropsicopedagogia; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Desenvolvimento Motor; Psicomotricidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18613_TB8575_27102025115511.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICE SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLEICE" "autor_email" => "gleice_76@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LUSOBRASILEIRA (FALUB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128493 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8575 "inscrito_id" => 18613 "titulo" => "NEUROPSICOPEDAGOGIA E O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "Este resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão. O Este estudo, realizado no âmbito da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Luso-Brasileira, investigou como a Neuropsicopedagogia pode contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo principal foi compreender como as intervenções neuropsicopedagógicas podem melhorar as habilidades motoras finas dessas crianças, favorecendo o aprendizado e a adaptação social. A pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, foi conduzida em uma unidade terapêutica para autistas em Carpina-PE, envolvendo psicomotricistas e crianças com TEA. A coleta de dados incluiu observações, registros em diários de bordo e entrevistas com os profissionais. A análise de conteúdo permitiu identificar padrões recorrentes e avaliar os impactos das intervenções. Os resultados mostraram que as sessões de estimulação motora possibilitaram às crianças explorar suas habilidades de maneira criativa, promovendo maior autonomia e integração social. A Neuropsicopedagogia se revelou uma abordagem eficaz e adaptada às necessidades das crianças com TEA, contribuindo para seu desenvolvimento integral. Este estudo destaca a importância da formação de profissionais qualificados e da aplicação de práticas que alinhem teoria e prática no desenvolvimento infantil. Palavras-chave: Neuropsicopedagogia; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Desenvolvimento Motor; Psicomotricidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18613_TB8575_27102025115511.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICE SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLEICE" "autor_email" => "gleice_76@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LUSOBRASILEIRA (FALUB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }