Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE TENDÊNCIA DAS PROFICIÊNCIAS NO SARESP: EFEITOS DA PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE FRANCA/SP

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 nas proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática das escolas estaduais de Franca/SP, no período de 2012 a 2022, utilizando dados do SARESP. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e comparativa, com apoio teórico-metodológico em estudos sobre avaliação educacional em larga escala e análises de séries temporais. Foram observadas quedas significativas nas proficiências entre 2019 e 2021, seguidas por uma recuperação parcial em 2022. Por meio da análise de linhas de tendência e projeções de desempenho, compararam-se os cenários pré e pós-pandêmico. Os resultados indicam que, na ausência da pandemia, os desempenhos esperados seriam substancialmente mais elevados. Na disciplina de Língua Portuguesa, a projeção para 2022 na Rede Estadual era de 261,14 pontos, mas o resultado real foi de 244,2. Em Matemática, a diferença foi ainda maior: esperava-se 268,18 pontos, mas a média registrada foi de 248,6. Na Diretoria de Ensino de Franca, os impactos foram ligeiramente menores, mas também relevantes. A análise das tendências revelou uma desaceleração no avanço do desempenho dos estudantes no período pós pandêmico. As projeções indicam que os níveis de proficiência anteriores à pandemia poderão ser recuperados em um intervalo de 8 a 12 anos, o que evidencia as consequências prolongadas do ensino remoto emergencial na aprendizagem dos alunos.

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