ANÁLISE DE TENDÊNCIA DAS PROFICIÊNCIAS NO SARESP: EFEITOS DA PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE FRANCA/SP
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128495 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8578 "inscrito_id" => 18465 "titulo" => "ANÁLISE DE TENDÊNCIA DAS PROFICIÊNCIAS NO SARESP: EFEITOS DA PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE FRANCA/SP" "resumo" => "Este artigo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 nas proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática das escolas estaduais de Franca/SP, no período de 2012 a 2022, utilizando dados do SARESP. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e comparativa, com apoio teórico-metodológico em estudos sobre avaliação educacional em larga escala e análises de séries temporais. Foram observadas quedas significativas nas proficiências entre 2019 e 2021, seguidas por uma recuperação parcial em 2022. Por meio da análise de linhas de tendência e projeções de desempenho, compararam-se os cenários pré e pós-pandêmico. Os resultados indicam que, na ausência da pandemia, os desempenhos esperados seriam substancialmente mais elevados. Na disciplina de Língua Portuguesa, a projeção para 2022 na Rede Estadual era de 261,14 pontos, mas o resultado real foi de 244,2. Em Matemática, a diferença foi ainda maior: esperava-se 268,18 pontos, mas a média registrada foi de 248,6. Na Diretoria de Ensino de Franca, os impactos foram ligeiramente menores, mas também relevantes. A análise das tendências revelou uma desaceleração no avanço do desempenho dos estudantes no período pós pandêmico. As projeções indicam que os níveis de proficiência anteriores à pandemia poderão ser recuperados em um intervalo de 8 a 12 anos, o que evidencia as consequências prolongadas do ensino remoto emergencial na aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18465_TB8578_27102025211944.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DRIELY TURI URSINI" "autor_nome_curto" => "DRIELY" "autor_email" => "driely.ursini@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128495 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8578 "inscrito_id" => 18465 "titulo" => "ANÁLISE DE TENDÊNCIA DAS PROFICIÊNCIAS NO SARESP: EFEITOS DA PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE FRANCA/SP" "resumo" => "Este artigo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 nas proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática das escolas estaduais de Franca/SP, no período de 2012 a 2022, utilizando dados do SARESP. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e comparativa, com apoio teórico-metodológico em estudos sobre avaliação educacional em larga escala e análises de séries temporais. Foram observadas quedas significativas nas proficiências entre 2019 e 2021, seguidas por uma recuperação parcial em 2022. Por meio da análise de linhas de tendência e projeções de desempenho, compararam-se os cenários pré e pós-pandêmico. Os resultados indicam que, na ausência da pandemia, os desempenhos esperados seriam substancialmente mais elevados. Na disciplina de Língua Portuguesa, a projeção para 2022 na Rede Estadual era de 261,14 pontos, mas o resultado real foi de 244,2. Em Matemática, a diferença foi ainda maior: esperava-se 268,18 pontos, mas a média registrada foi de 248,6. Na Diretoria de Ensino de Franca, os impactos foram ligeiramente menores, mas também relevantes. A análise das tendências revelou uma desaceleração no avanço do desempenho dos estudantes no período pós pandêmico. As projeções indicam que os níveis de proficiência anteriores à pandemia poderão ser recuperados em um intervalo de 8 a 12 anos, o que evidencia as consequências prolongadas do ensino remoto emergencial na aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18465_TB8578_27102025211944.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DRIELY TURI URSINI" "autor_nome_curto" => "DRIELY" "autor_email" => "driely.ursini@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }