Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE CASO SOBRE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA EM UM SEGUNDO IDIOMA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a alfabetização matemática em turmas do Ensino Fundamental 1 a partir de aulas ministradas em inglês. O estudo começou com uma revisão da literatura. Em seu artigo “Alfabetização Matemática na Perspectiva da Linguagem”, o especialista em Didática da Matemática, Carlos Evaldo dos Santos Silva, destaca a correlação entre a linguagem matemática e a linguagem natural, principalmente com relação à língua materna. Neste contexto, esta apresentação conta com uma exposição das ideias do autor sob o ponto de vista de alunos que estão aprendendo matemática em inglês. Para o estudo, foram observadas aulas de matemática durante o primeiro semestre de 2025 em uma escola privada bilíngue situada em Recife, Pernambuco. Ao todo, 14 estudantes entre o 3° e 5° foram acompanhados em atividades como: exposição de conteúdo, jogos e brincadeiras lúdicas, solução de problemas contextualizados e realização de exercícios escolares avaliativos, todos na língua estrangeira. Os alunos e alunas que participaram possuem nível de inglês intermediário. As observações mostraram que os estudantes podem recorrer ao português na hora de falar, principalmente quando não conhecem alguma palavra no outro idioma. No entanto, ao aplicar a linguagem matemática, notou-se que as crianças tendem a usar a língua na qual elas aprenderam o assunto, evidenciando a conexão entre esta e a linguagem natural defendida por Silva no seu artigo. Em suma, os estudantes demonstraram devida apropriação do conteúdo proposto pela BNCC através de aulas de matemática ministradas em um segundo idioma.

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