PRÁTICA DE PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MODALIDADE NA SEMANA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ITAPISSUMA/PE (2020-2024)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128508 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8605 "inscrito_id" => 18620 "titulo" => "PRÁTICA DE PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MODALIDADE NA SEMANA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ITAPISSUMA/PE (2020-2024)" "resumo" => "O artigo buscou analisar a participação da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na feira científica denominada Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) de Itapissuma-PE, entre 2020 e 2024, com o objetivo de compreender como os princípios do ensino por investigação e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm sido aplicados a esse modalidade de ensino historicamente marginalizada. A pesquisa tem caráter qualitativo e de natureza documental, cujo foco é a análise dos editais oficiais públicos da SMCT e dos projetos submetidos e aprovados por estudantes da EJA. A metodologia utilizada fundamenta-se na análise de conteúdos, conforme Bardin (2016), e no aporte teórico de autores Bernard Charlot (2000) e Maria Ciavatta (2011), que discutem a centralidade da experiência, do protagonismo e da contextualização no processo educativo. Os resultados apontam para a presença recorrente da EJA nas edições da SMCT, ainda que de forma desigual ao longo dos anos, com mudanças nas categorias e ausência de políticas afirmativas específicas. A análise temática dos projetos revelou quatro eixos predominantes: valorização da cultura local, inclusão digital, saúde e bem-estar, e enfrentamento de questões sociais, como o racismo estrutural. Apesar dos desafios estruturais ainda existentes, a trajetória da EJA na SMCT demonstra que é possível criar espaços educativos mais inclusivos e potentes, capazes de romper com a lógica tradicional e homogeneizadora que ainda marca grande parte das práticas pedagógicas dessa modalidade. Conclui-se que a participação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Itapissuma evidenciou a presença ativa dos estudantes dessa modalidade no evento, revelando que, quando há espaço e apoio, a EJA responde com propostas significativas e socialmente relevantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18620_TB8605_29102025230355.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANES SUELEN LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "STEPHANES" "autor_email" => "stephanes_su@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128508 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8605 "inscrito_id" => 18620 "titulo" => "PRÁTICA DE PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MODALIDADE NA SEMANA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ITAPISSUMA/PE (2020-2024)" "resumo" => "O artigo buscou analisar a participação da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na feira científica denominada Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) de Itapissuma-PE, entre 2020 e 2024, com o objetivo de compreender como os princípios do ensino por investigação e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm sido aplicados a esse modalidade de ensino historicamente marginalizada. A pesquisa tem caráter qualitativo e de natureza documental, cujo foco é a análise dos editais oficiais públicos da SMCT e dos projetos submetidos e aprovados por estudantes da EJA. A metodologia utilizada fundamenta-se na análise de conteúdos, conforme Bardin (2016), e no aporte teórico de autores Bernard Charlot (2000) e Maria Ciavatta (2011), que discutem a centralidade da experiência, do protagonismo e da contextualização no processo educativo. Os resultados apontam para a presença recorrente da EJA nas edições da SMCT, ainda que de forma desigual ao longo dos anos, com mudanças nas categorias e ausência de políticas afirmativas específicas. A análise temática dos projetos revelou quatro eixos predominantes: valorização da cultura local, inclusão digital, saúde e bem-estar, e enfrentamento de questões sociais, como o racismo estrutural. Apesar dos desafios estruturais ainda existentes, a trajetória da EJA na SMCT demonstra que é possível criar espaços educativos mais inclusivos e potentes, capazes de romper com a lógica tradicional e homogeneizadora que ainda marca grande parte das práticas pedagógicas dessa modalidade. Conclui-se que a participação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Itapissuma evidenciou a presença ativa dos estudantes dessa modalidade no evento, revelando que, quando há espaço e apoio, a EJA responde com propostas significativas e socialmente relevantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18620_TB8605_29102025230355.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANES SUELEN LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "STEPHANES" "autor_email" => "stephanes_su@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }