Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DE PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MODALIDADE NA SEMANA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ITAPISSUMA/PE (2020-2024)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo buscou analisar a participação da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na feira científica denominada Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) de Itapissuma-PE, entre 2020 e 2024, com o objetivo de compreender como os princípios do ensino por investigação e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm sido aplicados a esse modalidade de ensino historicamente marginalizada. A pesquisa tem caráter qualitativo e de natureza documental, cujo foco é a análise dos editais oficiais públicos da SMCT e dos projetos submetidos e aprovados por estudantes da EJA. A metodologia utilizada fundamenta-se na análise de conteúdos, conforme Bardin (2016), e no aporte teórico de autores Bernard Charlot (2000) e Maria Ciavatta (2011), que discutem a centralidade da experiência, do protagonismo e da contextualização no processo educativo. Os resultados apontam para a presença recorrente da EJA nas edições da SMCT, ainda que de forma desigual ao longo dos anos, com mudanças nas categorias e ausência de políticas afirmativas específicas. A análise temática dos projetos revelou quatro eixos predominantes: valorização da cultura local, inclusão digital, saúde e bem-estar, e enfrentamento de questões sociais, como o racismo estrutural. Apesar dos desafios estruturais ainda existentes, a trajetória da EJA na SMCT demonstra que é possível criar espaços educativos mais inclusivos e potentes, capazes de romper com a lógica tradicional e homogeneizadora que ainda marca grande parte das práticas pedagógicas dessa modalidade. Conclui-se que a participação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Itapissuma evidenciou a presença ativa dos estudantes dessa modalidade no evento, revelando que, quando há espaço e apoio, a EJA responde com propostas significativas e socialmente relevantes.

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