Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CÍRCULOS DE CULTURA COMO EXPRESSÃO DO COMPROMISSO UNIVERSITÁRIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128520
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8633
    "inscrito_id" => 18311
    "titulo" => "CÍRCULOS DE CULTURA COMO EXPRESSÃO DO COMPROMISSO UNIVERSITÁRIO"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que promoveu um círculo de cultura, inspirado nos pressupostos da Educação Popular de Paulo Freire, em uma comunidade periférica da cidade. A iniciativa envolveu estudantes dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia, vinculados ao Instituto de Letras e Artes e ao Instituto de Educação, sob orientação de uma docente com atuação em contextos educativos não escolares. Os encontros presenciais ocorreram em um piquete — espaço tradicional da cultura gaúcha — cedido pela comunidade para ações educativas e de saúde. A participação ativa das mulheres da comunidade destacou-se como aspecto central do processo, reforçando os vínculos entre universidade e sociedade. Os principais resultados incluem a construção coletiva do conhecimento, o debate sobre cultura, ideologia, meios de comunicação e diversidade, além do reconhecimento das expressões artísticas brasileiras e da articulação entre cultura e discriminação. A experiência reafirma o potencial formativo da extensão universitária no processo de graduação, bem como o compromisso da universidade pública com os territórios em que está inserida. Por fim a comunidade promoveu um a exposição de seus trabalhos dando visibilidade a vários talentos que existem nas periferias e que não encontram espaços para se concretizar enquanto um ser criativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18311_TB8633_29102025233412.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIAN RAMOS TIMM"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN TIMM"
    "autor_email" => "cristiantimmramos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128520
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8633
    "inscrito_id" => 18311
    "titulo" => "CÍRCULOS DE CULTURA COMO EXPRESSÃO DO COMPROMISSO UNIVERSITÁRIO"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que promoveu um círculo de cultura, inspirado nos pressupostos da Educação Popular de Paulo Freire, em uma comunidade periférica da cidade. A iniciativa envolveu estudantes dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia, vinculados ao Instituto de Letras e Artes e ao Instituto de Educação, sob orientação de uma docente com atuação em contextos educativos não escolares. Os encontros presenciais ocorreram em um piquete — espaço tradicional da cultura gaúcha — cedido pela comunidade para ações educativas e de saúde. A participação ativa das mulheres da comunidade destacou-se como aspecto central do processo, reforçando os vínculos entre universidade e sociedade. Os principais resultados incluem a construção coletiva do conhecimento, o debate sobre cultura, ideologia, meios de comunicação e diversidade, além do reconhecimento das expressões artísticas brasileiras e da articulação entre cultura e discriminação. A experiência reafirma o potencial formativo da extensão universitária no processo de graduação, bem como o compromisso da universidade pública com os territórios em que está inserida. Por fim a comunidade promoveu um a exposição de seus trabalhos dando visibilidade a vários talentos que existem nas periferias e que não encontram espaços para se concretizar enquanto um ser criativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18311_TB8633_29102025233412.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIAN RAMOS TIMM"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN TIMM"
    "autor_email" => "cristiantimmramos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que promoveu um círculo de cultura, inspirado nos pressupostos da Educação Popular de Paulo Freire, em uma comunidade periférica da cidade. A iniciativa envolveu estudantes dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia, vinculados ao Instituto de Letras e Artes e ao Instituto de Educação, sob orientação de uma docente com atuação em contextos educativos não escolares. Os encontros presenciais ocorreram em um piquete — espaço tradicional da cultura gaúcha — cedido pela comunidade para ações educativas e de saúde. A participação ativa das mulheres da comunidade destacou-se como aspecto central do processo, reforçando os vínculos entre universidade e sociedade. Os principais resultados incluem a construção coletiva do conhecimento, o debate sobre cultura, ideologia, meios de comunicação e diversidade, além do reconhecimento das expressões artísticas brasileiras e da articulação entre cultura e discriminação. A experiência reafirma o potencial formativo da extensão universitária no processo de graduação, bem como o compromisso da universidade pública com os territórios em que está inserida. Por fim a comunidade promoveu um a exposição de seus trabalhos dando visibilidade a vários talentos que existem nas periferias e que não encontram espaços para se concretizar enquanto um ser criativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.