ESCOLA DO CAMPO EM POESIA: A PRODUÇÃO DO CORDEL PARA O FORTALECIMENTO DAS TRADIÇÕES CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE SUMÉ - PB.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128525 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8644 "inscrito_id" => 18589 "titulo" => "ESCOLA DO CAMPO EM POESIA: A PRODUÇÃO DO CORDEL PARA O FORTALECIMENTO DAS TRADIÇÕES CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE SUMÉ - PB." "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados do estudo intitulado “Escola do campo em poesia: a produção do cordel para o fortalecimento das tradições culturais do município de Sumé-PB”, que teve como objetivo geral construir o cordel como recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem no ensino das Ciências Humanas e Sociais por meio da mediação realizada na Escola do Campo “José Bonifácio Barbosa de Andrade”, localizada no Município de Sumé-PB. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, com ênfase na Pesquisa-Ação. Para a realização do nosso trabalho destacamos algumas referências bibliográficas a seguir: Barbosa (2018); Barros (2010); Penteado (2008); Carvalho e Oliveira (2019); Mota, Nogueira, Farias e Oliveira (2019); Soares (2007); Nogueira (2009); Ferreira (2015); Santos (2006); Laraia (2009); Cruz (2007); Moreira (2018); Neves e Barros (2018); Ghedin e Franco (2011) e Piletti (2006). Os dados coletados mediante a realização das ações do trabalho foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que foi caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. Além disso, apresentamos as etapas da aplicação do estudo mediante oficinas, as quais são ilustradas através de fotos, demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos da pesquisa. Verificamos que a pesquisa realizada foi relevante para potencializar a aprendizagem dos alunos em relação ao ensino das Ciências Humanas e Sociais, pois estes participantes adquiriram, por meio da produção do cordel em sala de aula, uma melhor compreensão sobre os temas “Identidade e Cultura”, passando a expressarem através da construção de versos e estrofes, conhecimentos imprescindíveis e significativos sobre as tradições e representações culturais do próprio contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18589_TB8644_18102025131628.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNILTON SILVA ESTENDIO" "autor_nome_curto" => "EDNILTON SILVA" "autor_email" => "edniltonsilva79@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128525 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8644 "inscrito_id" => 18589 "titulo" => "ESCOLA DO CAMPO EM POESIA: A PRODUÇÃO DO CORDEL PARA O FORTALECIMENTO DAS TRADIÇÕES CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE SUMÉ - PB." "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados do estudo intitulado “Escola do campo em poesia: a produção do cordel para o fortalecimento das tradições culturais do município de Sumé-PB”, que teve como objetivo geral construir o cordel como recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem no ensino das Ciências Humanas e Sociais por meio da mediação realizada na Escola do Campo “José Bonifácio Barbosa de Andrade”, localizada no Município de Sumé-PB. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, com ênfase na Pesquisa-Ação. Para a realização do nosso trabalho destacamos algumas referências bibliográficas a seguir: Barbosa (2018); Barros (2010); Penteado (2008); Carvalho e Oliveira (2019); Mota, Nogueira, Farias e Oliveira (2019); Soares (2007); Nogueira (2009); Ferreira (2015); Santos (2006); Laraia (2009); Cruz (2007); Moreira (2018); Neves e Barros (2018); Ghedin e Franco (2011) e Piletti (2006). Os dados coletados mediante a realização das ações do trabalho foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que foi caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. Além disso, apresentamos as etapas da aplicação do estudo mediante oficinas, as quais são ilustradas através de fotos, demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos da pesquisa. Verificamos que a pesquisa realizada foi relevante para potencializar a aprendizagem dos alunos em relação ao ensino das Ciências Humanas e Sociais, pois estes participantes adquiriram, por meio da produção do cordel em sala de aula, uma melhor compreensão sobre os temas “Identidade e Cultura”, passando a expressarem através da construção de versos e estrofes, conhecimentos imprescindíveis e significativos sobre as tradições e representações culturais do próprio contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18589_TB8644_18102025131628.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNILTON SILVA ESTENDIO" "autor_nome_curto" => "EDNILTON SILVA" "autor_email" => "edniltonsilva79@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }