Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SEUS EFEITOS: UMA VIVÊNCIA DOCENTE NO CENTRO UNIVERSITÁRIO MACIÇO DE BATURITÉ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A interiorização da educação superior no Brasil constitui uma estratégia essencial para promover o acesso ao ensino, fomentar o desenvolvimento regional e reduzir desigualdades históricas. Nesse contexto, o Centro Universitário Maciço de Baturité (UniMB), por meio da Educação a Distância (EaD), tem se consolidado como agente de transformação em territórios interioranos do Ceará. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os efeitos sociais, acadêmicos e pessoais da interiorização do ensino superior, a partir de uma vivência docente em um dos polos EaD do UniMB. A metodologia é qualitativa, alicerçada no relato de experiência e na observação participante, conforme orientações de Gil (2002), Marconi e Lakatos (2012) e Minayo (1992), que defendem a importância do sujeito-pesquisador como fonte legítima de conhecimento no campo das ciências humanas. As análises são sustentadas por Fernandes et al. (2025), que discutem a articulação entre EaD e políticas públicas; por Melo, Melo e Nunes (2009), que analisam a interiorização como estratégia governamental; e por Pinheiro (2013), ao abordar a mobilidade e as trajetórias docentes nos territórios interiorizados. Os resultados apontam que a presença universitária no interior tem promovido capilaridade social, inclusão acadêmica e fortalecimento das comunidades atendidas. Conclui-se que a vivência docente nesse contexto evidencia a potência da EaD como mecanismo de acesso, pertencimento e transformação territorial.

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