"PASSAGEIROS DA NOITE": UM OLHAR ESPERANÇOSO DE ESTUDANTES E DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128531 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8654 "inscrito_id" => 17285 "titulo" => ""PASSAGEIROS DA NOITE": UM OLHAR ESPERANÇOSO DE ESTUDANTES E DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência de práticas pedagógicas na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA), realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, a qual atende aos anos iniciais e anos finais, localizada em um bairro periférico da Regional VI de Fortaleza, Ceará. Este estudo teve como motivação a disciplina “Educação de Jovens e Adultos” fornecida pela Universidade Estadual Estadual do Ceará (UECE), na qual a professora regente solicitou uma pesquisa de campo que proporcionasse conhecer as diferentes expressões presentes na EJA, bem como refletir sobre suas condições práticas de funcionamento. Objetivou-se compreender as percepções que os educadores e estudantes participantes dessa modalidade da instituição escolar têm em relação a essa etapa da escolarização. Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a observação e a entrevista como técnicas de pesquisa de campo; e roteiro de observação e questionário semi-estruturado como instrumentos de coleta de dados com um professor e quatro discentes da EJA. Para analisar os achados e discorrer sobre a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas como um espaço de luta e resistência, recorremos a estudiosos como Alves (2023), Arroyo (2006, 2017), Freire (1967, 1996), Haddad e Di Pierro (2024) e Jardilino e Araújo (2015). Os resultados evidenciaram a EJA como um ambiente humanizador que fomenta amor, empatia, luta, solidariedade e a busca por mudanças. Além disso, a defesa da modalidade, seja por docentes ou discentes, revelou-se um ato político em prol de uma sociedade equitativa, vislumbrando um “inédito viável” para enfrentar desigualdades de classe, gênero, raça e sociais, promovendo uma educação esperançosa na construção de outros mundos possíveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17285_TB8654_30102025232647.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRIS NASCIMENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "THAMIRIS" "autor_email" => "thamiris.oliveira@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128531 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8654 "inscrito_id" => 17285 "titulo" => ""PASSAGEIROS DA NOITE": UM OLHAR ESPERANÇOSO DE ESTUDANTES E DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência de práticas pedagógicas na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA), realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, a qual atende aos anos iniciais e anos finais, localizada em um bairro periférico da Regional VI de Fortaleza, Ceará. Este estudo teve como motivação a disciplina “Educação de Jovens e Adultos” fornecida pela Universidade Estadual Estadual do Ceará (UECE), na qual a professora regente solicitou uma pesquisa de campo que proporcionasse conhecer as diferentes expressões presentes na EJA, bem como refletir sobre suas condições práticas de funcionamento. Objetivou-se compreender as percepções que os educadores e estudantes participantes dessa modalidade da instituição escolar têm em relação a essa etapa da escolarização. Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a observação e a entrevista como técnicas de pesquisa de campo; e roteiro de observação e questionário semi-estruturado como instrumentos de coleta de dados com um professor e quatro discentes da EJA. Para analisar os achados e discorrer sobre a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas como um espaço de luta e resistência, recorremos a estudiosos como Alves (2023), Arroyo (2006, 2017), Freire (1967, 1996), Haddad e Di Pierro (2024) e Jardilino e Araújo (2015). Os resultados evidenciaram a EJA como um ambiente humanizador que fomenta amor, empatia, luta, solidariedade e a busca por mudanças. Além disso, a defesa da modalidade, seja por docentes ou discentes, revelou-se um ato político em prol de uma sociedade equitativa, vislumbrando um “inédito viável” para enfrentar desigualdades de classe, gênero, raça e sociais, promovendo uma educação esperançosa na construção de outros mundos possíveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17285_TB8654_30102025232647.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRIS NASCIMENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "THAMIRIS" "autor_email" => "thamiris.oliveira@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }