Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"PASSAGEIROS DA NOITE": UM OLHAR ESPERANÇOSO DE ESTUDANTES E DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato apresenta uma experiência de práticas pedagógicas na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA), realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, a qual atende aos anos iniciais e anos finais, localizada em um bairro periférico da Regional VI de Fortaleza, Ceará. Este estudo teve como motivação a disciplina “Educação de Jovens e Adultos” fornecida pela Universidade Estadual Estadual do Ceará (UECE), na qual a professora regente solicitou uma pesquisa de campo que proporcionasse conhecer as diferentes expressões presentes na EJA, bem como refletir sobre suas condições práticas de funcionamento. Objetivou-se compreender as percepções que os educadores e estudantes participantes dessa modalidade da instituição escolar têm em relação a essa etapa da escolarização. Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a observação e a entrevista como técnicas de pesquisa de campo; e roteiro de observação e questionário semi-estruturado como instrumentos de coleta de dados com um professor e quatro discentes da EJA. Para analisar os achados e discorrer sobre a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas como um espaço de luta e resistência, recorremos a estudiosos como Alves (2023), Arroyo (2006, 2017), Freire (1967, 1996), Haddad e Di Pierro (2024) e Jardilino e Araújo (2015). Os resultados evidenciaram a EJA como um ambiente humanizador que fomenta amor, empatia, luta, solidariedade e a busca por mudanças. Além disso, a defesa da modalidade, seja por docentes ou discentes, revelou-se um ato político em prol de uma sociedade equitativa, vislumbrando um “inédito viável” para enfrentar desigualdades de classe, gênero, raça e sociais, promovendo uma educação esperançosa na construção de outros mundos possíveis.

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