Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ONDE ESTÁ O SPIN? A AUSÊNCIA DA ORIGEM QUÂNTICA DO MAGNETISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma análise sobre o tratamento dado ao tema do Magnetismo nos livros didáticos de Física do Ensino Médio, com cerne na presença ou ausência do conceito de spin como elo fundamental na discussão dos fenômenos magnéticos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza documental, que se apoia teoricamente em autores como Griffiths (2017), Feynman et al. (2013), Dirac (1928), Ostermann e Moreira (2000) e Munakata (2012), além das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Foram analisadas oito coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com base em categorias como: natureza da explicação, articulação com a estrutura atômica, presença do conceito de spin, atualização científica e propostas didáticas. A análise revelou que todas as obras apresentam o magnetismo de forma fenomenológica, focando em polos magnéticos, linhas de campo e interação com correntes elétricas. Embora algumas citem domínios magnéticos, nenhuma delas os explica com base no comportamento dos elétrons. O conceito de spin eletrônico, reconhecido na Física Contemporânea como principal origem do magnetismo nos materiais, não é mencionado em nenhuma das obras analisadas. Essa ausência configura uma lacuna conceitual significativa, que compromete a articulação entre os conteúdos clássicos e modernos da Física, e limita a formação científica dos estudantes. O estudo defende que é possível — e necessário — incluir o conceito de spin no Ensino Médio de forma qualitativa, contextualizada e acessível, contribuindo para um ensino mais atualizado, coerente e significativo.

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