O ENCONTRO COM A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA DA ESCOLA VILA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128533 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8660 "inscrito_id" => 18023 "titulo" => "O ENCONTRO COM A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA DA ESCOLA VILA" "resumo" => "O artigo elege como objeto de estudo a função social da escola, analisando sua relevância e as possíveis formas de viabilizá-la, após a experiência de contato com a Pedagogia Ecossistêmica criada na Escola Vila (Fortaleza-CE). Essa instituição desenvolve uma metodologia de projetos transdisciplinares e integradores, com o intuito formar indivíduos conscientes, críticos, criativos e atuantes na sociedade, hábitos para transformar o mundo em um lugar mais justo e sustentável. Diante dessa intenção, presente na missão institucional, e a partir da experiência empírica proporcionada com a visita técnica à escola - realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Música - IFCE Itapipoca, temos como objetivo, uma análise inicial das observações feitas na escola e do seu projeto pedagógico, a fim de compreender como se efetiva a função social da escola na Pedagogia Ecossistêmica. Para tal, este trabalho sustentou-se sobre três eixos: revisão bibliográfica (LIMAVERDE, 2008; CAFFAGNI, 2024; BRASIL, 1996), coleta de dados adquiridos no site institucional da escola, e nos relatos do psicólogo condutor da visita técnica e do professor de música, que apresentou o seu espaço e suas significações educacionais na Escola Vila. Observou-se que a Pedagogia Ecossistêmica, em sua origem, possui uma profunda conexão com a prática, ou seja, tende a se reinventar a partir das mudanças do meio, porém, tem como princípios fundamentais, a transdisciplinaridade, a preocupação com os aspectos socioambientais e o autocuidado. Esta pedagogia existe há mais de 40 anos, neste tempo, reinventando-se para continuar respondendo a sua função social, e hoje, escolhe como método a pedagogia de projetos. Nos projetos, os/as estudantes são convidados/as a criar subtemas e trabalhá-los em grupo, enquanto assimilam e acomodam os conhecimentos das disciplinas regulares, desenvolvendo assim, criatividade e autonomia para os estudos e os seus sensos de diversidade e coletividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18023_TB8660_29102025161116.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO DE MESQUITA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "brunodemesquitabarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128533 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8660 "inscrito_id" => 18023 "titulo" => "O ENCONTRO COM A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA DA ESCOLA VILA" "resumo" => "O artigo elege como objeto de estudo a função social da escola, analisando sua relevância e as possíveis formas de viabilizá-la, após a experiência de contato com a Pedagogia Ecossistêmica criada na Escola Vila (Fortaleza-CE). Essa instituição desenvolve uma metodologia de projetos transdisciplinares e integradores, com o intuito formar indivíduos conscientes, críticos, criativos e atuantes na sociedade, hábitos para transformar o mundo em um lugar mais justo e sustentável. Diante dessa intenção, presente na missão institucional, e a partir da experiência empírica proporcionada com a visita técnica à escola - realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Música - IFCE Itapipoca, temos como objetivo, uma análise inicial das observações feitas na escola e do seu projeto pedagógico, a fim de compreender como se efetiva a função social da escola na Pedagogia Ecossistêmica. Para tal, este trabalho sustentou-se sobre três eixos: revisão bibliográfica (LIMAVERDE, 2008; CAFFAGNI, 2024; BRASIL, 1996), coleta de dados adquiridos no site institucional da escola, e nos relatos do psicólogo condutor da visita técnica e do professor de música, que apresentou o seu espaço e suas significações educacionais na Escola Vila. Observou-se que a Pedagogia Ecossistêmica, em sua origem, possui uma profunda conexão com a prática, ou seja, tende a se reinventar a partir das mudanças do meio, porém, tem como princípios fundamentais, a transdisciplinaridade, a preocupação com os aspectos socioambientais e o autocuidado. Esta pedagogia existe há mais de 40 anos, neste tempo, reinventando-se para continuar respondendo a sua função social, e hoje, escolhe como método a pedagogia de projetos. Nos projetos, os/as estudantes são convidados/as a criar subtemas e trabalhá-los em grupo, enquanto assimilam e acomodam os conhecimentos das disciplinas regulares, desenvolvendo assim, criatividade e autonomia para os estudos e os seus sensos de diversidade e coletividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18023_TB8660_29102025161116.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO DE MESQUITA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "brunodemesquitabarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }