NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM PERSONALIZADA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128536 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8669 "inscrito_id" => 18691 "titulo" => "NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM PERSONALIZADA" "resumo" => "Este estudo revisa o desenvolvimento do conhecimento sobre o cérebro e suas implicações na educação, destacando a evolução do entendimento neurocientífico desde as civilizações antigas até os dias atuais. A partir do século XVII, René Descartes introduziu a dualidade corpo-alma, iniciando debates sobre a relação entre mente e cérebro, tema ainda em investigação na neurociência moderna. Formalizada no século XX, a neurociência busca compreender processos como pensamento, memória, emoções e aprendizagem, integrando diversas áreas do conhecimento. Segundo Foz (2009) ela estuda as relações entre mente e cérebro, sendo fundamental na educação para otimizar recursos cognitivos e ativar redes neurais dinâmicas. A aplicação desses conhecimentos tem contribuído para identificar dificuldades de aprendizagem e desenvolver intervenções pedagógicas personalizadas. Guerino (2018) e Relvas (2012) defendem uma educação mais individualizada, inovadora e significativa, apoiada por estratégias que estimulam o pensamento reflexivo. A autora do estudo relata suas experiências com jogos educativos em aulas de história e geografia, realizadas no primeiro semestre de 2025, junto aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Privada, da cidade de Fortaleza.CE, demonstrando que a ludicidade ativa circuitos neurais diversos, facilitando a memorização e o engajamento. Contudo, se faz importante dizer que se percebeu que há resistência à adoção de práticas neurocientíficas na escola, muitas vezes pela falta de formação adequada dos professores ou desconhecimento da temática (Severo e Andrade, 2020). Conclui-se que a formação continuada e a integração de conhecimentos neurocientíficos na prática pedagógica são essenciais para promover uma educação mais inclusiva e eficaz, bem como, demonstrou-se que esses conhecimentos podem fundamentar intervenções pedagógicas individualizadas, aprimorando o ensino para diferentes perfis de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18691_TB8669_30102025060623.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRE SOUSA FRUGIS" "autor_nome_curto" => "Rosi Frugis" "autor_email" => "rosyfrugis@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128536 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8669 "inscrito_id" => 18691 "titulo" => "NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM PERSONALIZADA" "resumo" => "Este estudo revisa o desenvolvimento do conhecimento sobre o cérebro e suas implicações na educação, destacando a evolução do entendimento neurocientífico desde as civilizações antigas até os dias atuais. A partir do século XVII, René Descartes introduziu a dualidade corpo-alma, iniciando debates sobre a relação entre mente e cérebro, tema ainda em investigação na neurociência moderna. Formalizada no século XX, a neurociência busca compreender processos como pensamento, memória, emoções e aprendizagem, integrando diversas áreas do conhecimento. Segundo Foz (2009) ela estuda as relações entre mente e cérebro, sendo fundamental na educação para otimizar recursos cognitivos e ativar redes neurais dinâmicas. A aplicação desses conhecimentos tem contribuído para identificar dificuldades de aprendizagem e desenvolver intervenções pedagógicas personalizadas. Guerino (2018) e Relvas (2012) defendem uma educação mais individualizada, inovadora e significativa, apoiada por estratégias que estimulam o pensamento reflexivo. A autora do estudo relata suas experiências com jogos educativos em aulas de história e geografia, realizadas no primeiro semestre de 2025, junto aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Privada, da cidade de Fortaleza.CE, demonstrando que a ludicidade ativa circuitos neurais diversos, facilitando a memorização e o engajamento. Contudo, se faz importante dizer que se percebeu que há resistência à adoção de práticas neurocientíficas na escola, muitas vezes pela falta de formação adequada dos professores ou desconhecimento da temática (Severo e Andrade, 2020). Conclui-se que a formação continuada e a integração de conhecimentos neurocientíficos na prática pedagógica são essenciais para promover uma educação mais inclusiva e eficaz, bem como, demonstrou-se que esses conhecimentos podem fundamentar intervenções pedagógicas individualizadas, aprimorando o ensino para diferentes perfis de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18691_TB8669_30102025060623.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRE SOUSA FRUGIS" "autor_nome_curto" => "Rosi Frugis" "autor_email" => "rosyfrugis@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }