Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um graduado em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí e tem como pergunta norteadora: quais os desafios do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O estudo adotou uma abordagem qualitativa, tendo como lócus uma escola da rede pública municipal de Teresina-Piauí. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com três professores que atuaram nos anos iniciais do ensino fundamental durante o período pandêmico. A análise foi baseada na técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Como referencial teórico, a pesquisa se fundamentou nos estudos de autores como Luckesi (2009, 2011) e Hoffmann (2018), que compreendem a avaliação da aprendizagem como um processo contínuo, formativo e reflexivo, voltado para o desenvolvimento integral do aluno. Também foram considerados autores que discutem o uso das tecnologias e os impactos do ensino remoto emergencial, como Pinto e Martins (2020), Araujo et al. (2020) e Teles (2019). A pesquisa identificou como principais desafios da avaliação no ERE a falta de acesso dos alunos à internet e aos dispositivos, a dificuldade dos professores em utilizar as TICs, limitações das plataformas digitais e a interferência dos pais nas atividades dos filhos. Como estratégias para enfrentar esses obstáculos, destacaram-se o uso do WhatsApp, reuniões com as famílias e a busca ativa por estudantes sem acesso digital. Apesar das dificuldades, o ERE se mostrou uma alternativa viável que permitiu à escola manter suas práticas educativas e avaliativas durante a pandemia.

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