EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS EM AMBIENTES HOSPITALARES: UM OLHAR SOBRE O ENSINO NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128540 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8678 "inscrito_id" => 18295 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS EM AMBIENTES HOSPITALARES: UM OLHAR SOBRE O ENSINO NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR" "resumo" => "O serviço educacional hospitalar proporciona experiências para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade devido a problemas de saúde e impossibilidade de frequentar a escola regular. Para garantir a excelência, são necessários diversos cuidados, que vão além da disponibilidade de espaço físico. A afetividade é crucial, visto que as pessoas enfrentam diversos tipos de doenças, exigindo o fornecimento de equipamentos para maior aprendizado e qualidade de vida para cada paciente. O presente artigo tem o objetivo de verificar as ocorrências do ensino em Classes Hospitalares no Rio Grande do Norte, com foco na língua inglesa. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa e autobiográfica, sendo um recorte de um trabalho de conclusão de curso. O corpus da pesquisa é formado por um conjunto de entrevistas realizadas com as coordenadoras do Núcleo de atendimento Hospitalar e Domiciliar do Rio Grande do Norte/RN (NAEHD), na cidade de Natal/RN. Como aporte teórico nos baseamos em Ferrarotti, (2010), para tratar a pesquisa autobiográfica e qualitativa em educação; Ludke e André (1986), Passeggi e Rocha (2012; 2014; 2016; 2018) abordamos o atendimento educacional em classe hospitalar. Os resultados obtidos apontam os diversos desafios enfrentados pelos docentes na criação de estratégias de ensino e práticas educativas nos ambientes hospitalares do RN, destacando a acessibilidade reduzida e falta de profissionais qualificados para ministrar o ensino da Língua Inglesa como um dos maiores impasses. Percebemos que o ensino hospitalar e domiciliar necessita de uma preparação adequada no âmbito de formação profissional por parte dos professores que atuam nesses ambientes e que estão enfrentando uma nova realidade desafiadora. O ensino em classes hospitalares do RN ocorre de forma satisfatória e a realização de atividades no processo de aprendizagem de modo continuado promove a inclusão dos discentes hospitalizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18295_TB8678_30102025234652.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS MORAIS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Elias Morais" "autor_email" => "elias.santos@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128540 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8678 "inscrito_id" => 18295 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS EM AMBIENTES HOSPITALARES: UM OLHAR SOBRE O ENSINO NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR" "resumo" => "O serviço educacional hospitalar proporciona experiências para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade devido a problemas de saúde e impossibilidade de frequentar a escola regular. Para garantir a excelência, são necessários diversos cuidados, que vão além da disponibilidade de espaço físico. A afetividade é crucial, visto que as pessoas enfrentam diversos tipos de doenças, exigindo o fornecimento de equipamentos para maior aprendizado e qualidade de vida para cada paciente. O presente artigo tem o objetivo de verificar as ocorrências do ensino em Classes Hospitalares no Rio Grande do Norte, com foco na língua inglesa. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa e autobiográfica, sendo um recorte de um trabalho de conclusão de curso. O corpus da pesquisa é formado por um conjunto de entrevistas realizadas com as coordenadoras do Núcleo de atendimento Hospitalar e Domiciliar do Rio Grande do Norte/RN (NAEHD), na cidade de Natal/RN. Como aporte teórico nos baseamos em Ferrarotti, (2010), para tratar a pesquisa autobiográfica e qualitativa em educação; Ludke e André (1986), Passeggi e Rocha (2012; 2014; 2016; 2018) abordamos o atendimento educacional em classe hospitalar. Os resultados obtidos apontam os diversos desafios enfrentados pelos docentes na criação de estratégias de ensino e práticas educativas nos ambientes hospitalares do RN, destacando a acessibilidade reduzida e falta de profissionais qualificados para ministrar o ensino da Língua Inglesa como um dos maiores impasses. Percebemos que o ensino hospitalar e domiciliar necessita de uma preparação adequada no âmbito de formação profissional por parte dos professores que atuam nesses ambientes e que estão enfrentando uma nova realidade desafiadora. O ensino em classes hospitalares do RN ocorre de forma satisfatória e a realização de atividades no processo de aprendizagem de modo continuado promove a inclusão dos discentes hospitalizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18295_TB8678_30102025234652.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS MORAIS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Elias Morais" "autor_email" => "elias.santos@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }