Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA OFICINA PEDAGÓGICA EXPLORANDO TERMOS IMPORTANTES E CORRELACIONANDO COM FUNÇÕES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no âmbito do GT13 – Educação Matemática e tem como objetivo relatar uma oficina pedagógica implementada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV. A ação ocorreu em uma Escola Cidadã Integral da rede pública estadual, situada no Vale do Mamanguape, Paraíba. Considerando a relevância da Matemática Financeira na sociedade e sua presença no currículo do Ensino Médio, esta pesquisa foi orientada pela seguinte questão: de que forma uma oficina pedagógica sobre temas da Matemática Financeira — juros simples, juros compostos e suas relações com funções — pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio? O referencial teórico-metodológico adotado está alinhado às contribuições da literatura em Educação Matemática, com ênfase em Matemática Financeira, à BNCC e a uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo. A oficina foi realizada em 11 de maio de 2025, com foco na exploração dos conceitos de juros simples e compostos, estabelecendo relações com funções. Para tanto, utilizaram-se situações-problema e questões próximas da realidade dos discentes, com o intuito de provocar reflexões sobre educação financeira. A oficina foi dividida em três momentos: inicialmente, uma situação-problema contextualizou o tema; em seguida, houve a exploração dos juros simples e compostos, com questões que os relacionavam às funções afim e exponencial; por fim, foi realizada uma dinâmica do tipo “passa ou repassa” para reforço dos conteúdos. Os resultados indicaram superação de dificuldades, especialmente na compreensão dos juros compostos, destacando a importância de uma abordagem contextualizada e descontraída no ensino da educação financeira.

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