PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO DE APRENDIZAGEM
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É essencial que essas práticas sejam propostas de forma lúdica e significativa para as crianças, promovendo o interesse pela linguagem desde os primeiros anos de vida. Este estudo tem como objetivo analisar práticas pedagógicas de leitura e escrita desenvolvidas na Educação Infantil e refletir sobre suas contribuições para a formação de sujeitos leitores e produtores de textos. Os objetivos específicos consistem em: (i) identificar estratégias utilizadas por professores para promover o contato com diferentes gêneros textuais; (ii) compreender de que forma as práticas de leitura e escrita dialogam com os interesses e saberes das crianças; e (iii) discutir os desafios e potencialidades da mediação docente nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada em duas turmas de Educação Infantil V de uma Instituição Pública Municipal, por meio de observações, análise documental do planejamento pedagógico e entrevistas semiestruturadas com professores. Os referenciais teóricos incluem autores como Brandão (2014) que aborda o ensino da linguagem escrita na Educação Infantil; Vigotski (2001) que analisa a construção do pensamento e da linguagem; Ferreiro e Teberosky (1999), que tratam da psicogênese da língua escrita; e Morais (2019), que discute o desenvolvimento da consciência fonológica na Educação Infantil. Destaca-se que as práticas bem sucedidas envolvem a leitura cotidiana de histórias, o contato direto com gêneros textuais diversificados, rodas de conversa sobre os textos lidos, produções coletivas e a exploração de ambientes alfabetizadores. Observa-se, ainda, que o papel do professor como mediador é central na criação de contextos significativos da cultura letrada." 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