Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PELAS MINHAS LENTES EU VEJO: A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128565
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8759
    "inscrito_id" => 18671
    "titulo" => "PELAS MINHAS LENTES EU VEJO: A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo ressaltar a fotografia como um dos multiletramentos possíveis nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento realizadas em sala de aula, por meio de projetos desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo de Alfabetização da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As mediações foram desenvolvidas numa turma de 1° ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública de ensino na cidade de Fortaleza. A pesquisa utilizou uma metodologia lúdico-investigativa, voltada para a observação e o registro das interações das crianças com o uso de câmeras digitais (Cybershot) como ferramenta de expressão e construção de linguagem. O processo de ensino-aprendizagem foi realizado em vários espaços da escola com a finalidade de explorar ambientes e evidenciar as múltiplas linguagens que permeiam a rotina dos alunos. A fotografia é um dos multiletramentos que são destacados no decorrer das práticas pedagógicas, pois através dela foi possível trabalhar questões curriculares, interdisciplinares e intergeracionais com as crianças. O trabalho tem como referência hooks (2013), que prioriza uma pedagogia verdadeiramente engajada e transformadora da realidade, Freire (1992), que, a partir da Pedagogia da Esperança, podemos observar o olhar das crianças a partir da sua percepção acerca do mundo, dentre outros. Assim, podemos observar a atuação das crianças e a autonomia delas dentro da sua percepção de mundo e de sua realidade ao seu entorno, logo, essas ferramentas, como a fotografia, são importantes instrumentos para a alfabetização e letramento cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18671_TB8759_30102025180839.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILSON DE SOUZA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAILSON"
    "autor_email" => "jailson.oliveira@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128565
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8759
    "inscrito_id" => 18671
    "titulo" => "PELAS MINHAS LENTES EU VEJO: A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo ressaltar a fotografia como um dos multiletramentos possíveis nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento realizadas em sala de aula, por meio de projetos desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo de Alfabetização da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As mediações foram desenvolvidas numa turma de 1° ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública de ensino na cidade de Fortaleza. A pesquisa utilizou uma metodologia lúdico-investigativa, voltada para a observação e o registro das interações das crianças com o uso de câmeras digitais (Cybershot) como ferramenta de expressão e construção de linguagem. O processo de ensino-aprendizagem foi realizado em vários espaços da escola com a finalidade de explorar ambientes e evidenciar as múltiplas linguagens que permeiam a rotina dos alunos. A fotografia é um dos multiletramentos que são destacados no decorrer das práticas pedagógicas, pois através dela foi possível trabalhar questões curriculares, interdisciplinares e intergeracionais com as crianças. O trabalho tem como referência hooks (2013), que prioriza uma pedagogia verdadeiramente engajada e transformadora da realidade, Freire (1992), que, a partir da Pedagogia da Esperança, podemos observar o olhar das crianças a partir da sua percepção acerca do mundo, dentre outros. Assim, podemos observar a atuação das crianças e a autonomia delas dentro da sua percepção de mundo e de sua realidade ao seu entorno, logo, essas ferramentas, como a fotografia, são importantes instrumentos para a alfabetização e letramento cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18671_TB8759_30102025180839.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILSON DE SOUZA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAILSON"
    "autor_email" => "jailson.oliveira@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo ressaltar a fotografia como um dos multiletramentos possíveis nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento realizadas em sala de aula, por meio de projetos desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo de Alfabetização da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As mediações foram desenvolvidas numa turma de 1° ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública de ensino na cidade de Fortaleza. A pesquisa utilizou uma metodologia lúdico-investigativa, voltada para a observação e o registro das interações das crianças com o uso de câmeras digitais (Cybershot) como ferramenta de expressão e construção de linguagem. O processo de ensino-aprendizagem foi realizado em vários espaços da escola com a finalidade de explorar ambientes e evidenciar as múltiplas linguagens que permeiam a rotina dos alunos. A fotografia é um dos multiletramentos que são destacados no decorrer das práticas pedagógicas, pois através dela foi possível trabalhar questões curriculares, interdisciplinares e intergeracionais com as crianças. O trabalho tem como referência hooks (2013), que prioriza uma pedagogia verdadeiramente engajada e transformadora da realidade, Freire (1992), que, a partir da Pedagogia da Esperança, podemos observar o olhar das crianças a partir da sua percepção acerca do mundo, dentre outros. Assim, podemos observar a atuação das crianças e a autonomia delas dentro da sua percepção de mundo e de sua realidade ao seu entorno, logo, essas ferramentas, como a fotografia, são importantes instrumentos para a alfabetização e letramento cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.