PELAS MINHAS LENTES EU VEJO: A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128565 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8759 "inscrito_id" => 18671 "titulo" => "PELAS MINHAS LENTES EU VEJO: A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo ressaltar a fotografia como um dos multiletramentos possíveis nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento realizadas em sala de aula, por meio de projetos desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo de Alfabetização da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As mediações foram desenvolvidas numa turma de 1° ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública de ensino na cidade de Fortaleza. A pesquisa utilizou uma metodologia lúdico-investigativa, voltada para a observação e o registro das interações das crianças com o uso de câmeras digitais (Cybershot) como ferramenta de expressão e construção de linguagem. O processo de ensino-aprendizagem foi realizado em vários espaços da escola com a finalidade de explorar ambientes e evidenciar as múltiplas linguagens que permeiam a rotina dos alunos. A fotografia é um dos multiletramentos que são destacados no decorrer das práticas pedagógicas, pois através dela foi possível trabalhar questões curriculares, interdisciplinares e intergeracionais com as crianças. O trabalho tem como referência hooks (2013), que prioriza uma pedagogia verdadeiramente engajada e transformadora da realidade, Freire (1992), que, a partir da Pedagogia da Esperança, podemos observar o olhar das crianças a partir da sua percepção acerca do mundo, dentre outros. Assim, podemos observar a atuação das crianças e a autonomia delas dentro da sua percepção de mundo e de sua realidade ao seu entorno, logo, essas ferramentas, como a fotografia, são importantes instrumentos para a alfabetização e letramento cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18671_TB8759_30102025180839.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jailson.oliveira@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128565 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8759 "inscrito_id" => 18671 "titulo" => "PELAS MINHAS LENTES EU VEJO: A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo ressaltar a fotografia como um dos multiletramentos possíveis nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento realizadas em sala de aula, por meio de projetos desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo de Alfabetização da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As mediações foram desenvolvidas numa turma de 1° ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública de ensino na cidade de Fortaleza. A pesquisa utilizou uma metodologia lúdico-investigativa, voltada para a observação e o registro das interações das crianças com o uso de câmeras digitais (Cybershot) como ferramenta de expressão e construção de linguagem. O processo de ensino-aprendizagem foi realizado em vários espaços da escola com a finalidade de explorar ambientes e evidenciar as múltiplas linguagens que permeiam a rotina dos alunos. A fotografia é um dos multiletramentos que são destacados no decorrer das práticas pedagógicas, pois através dela foi possível trabalhar questões curriculares, interdisciplinares e intergeracionais com as crianças. O trabalho tem como referência hooks (2013), que prioriza uma pedagogia verdadeiramente engajada e transformadora da realidade, Freire (1992), que, a partir da Pedagogia da Esperança, podemos observar o olhar das crianças a partir da sua percepção acerca do mundo, dentre outros. Assim, podemos observar a atuação das crianças e a autonomia delas dentro da sua percepção de mundo e de sua realidade ao seu entorno, logo, essas ferramentas, como a fotografia, são importantes instrumentos para a alfabetização e letramento cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18671_TB8759_30102025180839.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jailson.oliveira@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }