Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GUIA PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS) SOBRE O BIOMA CERRADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo do bioma Cerrado possibilita a apreensão do conhecimento para aprimorar as possibilidades de identidade do estudante como espaço no qual habita. Todavia, esse estudo deve alcançar a todos, inclusive populações consideradas minoria, entre elas, os sujeitos surdos. A presente pesquisa foi realizada no IFG, Campus Aparecida de Goiânia, com educandos do curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras/Português). O objetivo geral foi elaborar um Guia sobre o bioma Cerrado numa perspectiva bilíngue a fim de viabilizar ao estudante surdo a autonomia na formação de conceitos científicos interligados aos aspectos socioambientais voltadas à sua realidade. O Guia nomeado “Bioma Cerrado: letramento científico para estudantes surdos” foi confeccionado com fotos de representantes da fauna e flora, parte textual, QR Code para acesso aos vídeos em Libras e divido em quatro partes: (1) apresentação, (2) conhecendo o bioma Cerrado, (3) as vogais do Cerrado e (4) fauna e flora. Os dados para criação e validação do Guia foram coletados por meio de questionários e entrevistas na perspectitiva da pesquisa ação e avaliados de forma qualitativa através da análise do discurso (Gil, 2008). Os resultados são indicativos de que o Guia representa uma ferramenta relevante e que possibilita o acesso dos estudantes surdos aos textos de cunho científico. Assim sendo, o Guia poderá servir como material didático adequado à formação de estudantes, preferencialmente dos estudantes surdos pela sua natureza bilíngue. Vale ressaltar a importância do desenvolvimento de recursos didáticos alternativos, associados trans¬versalmente com o tema Cerrado, para con¬tribuir na formação de cidadãos mais críticos e conscientes. As principais referências utilizadas neste trabalho foram os trabalhos realizados por Bizerril (2001) com o estudo sobre o Cerrado; Loureiro (2002) com abordagem sobre a Educação ambiental e a legislação 14.191/21, que delibera sobre a Educação Bilíngue de surdos.

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