Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA ESCOLAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MUNICÍPIOS NORTE-RIO-GRANDENSE DE SENADOR ELÓI DE SOUZA E MOSSORÓ NOS ANOS 2010 E 2022

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo investiga a transição demográfica escolar nos municípios de Senador Elói de Souza e Mossoró, no Rio Grande do Norte, analisando os aspectos educacionais e demográficos ao longo dos anos de 2010 e 2022. A pesquisa foca em como as mudanças nas taxas de natalidade e mortalidade afetam a demanda e a infraestrutura educacional, com ênfase na reorganização dos sistemas de ensino e na qualidade do ensino. Entre os principais achados, destaca-se a redução do número de escolas em ambos os municípios, especialmente em Senador Elói de Souza, onde o fechamento de escolas pode impactar o acesso à educação nas áreas rurais. Além disso, foram observados avanços nas taxas de aprovação e redução do abandono escolar, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, embora desafios ainda persistam no ensino médio e na quarta série dos anos iniciais, que continuam a ser pontos críticos. A análise de dados de distorção idade-série revelou melhorias graduais, embora as desigualdades educacionais tenham sido agravadas pela pandemia de COVID-19. No contexto da pirâmide etária, os resultados mostram uma redução no número de alunos, refletindo as mudanças demográficas e os desafios de permanência, especialmente entre os estudantes mais velhos. O estudo sugere que as políticas públicas educacionais precisam ser mais eficazes e adaptadas às realidades regionais para enfrentar os desafios persistentes e garantir um ensino de qualidade e equitativo em ambos os municípios.

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