Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROJETO RECREIO CULTURAL: EXPRESSÃO, CONVIVÊNCIA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre uma prática pedagógica realizada em uma escola pública de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), na disciplina Projetos Culturais em Movimento, componente do itinerário formativo Expressão Corporal e Cidadania. A proposta investigada surgiu da escuta atenta às demandas dos estudantes que, embora demonstrassem protagonismo e engajamento, relataram cansaço diante da rotina intensa do EMTI. Pensou-se, então, em uma atividade que integrasse arte, expressão e convivência. Assim nasceu o Recreio Cultural, um intervalo estendido com apresentações artísticas e culturais, idealizado e protagonizado pelos próprios estudantes. Para a metodologia adotamos a pesquisa narrativa de Jean Clandinin e Michael Connelly, que compreendem a narrativa como forma de investigar a experiência vivida, articulando vida e educação. Através do entrelaçamento entre memória, afetos e práticas escolares, busca-se compreender os sentidos atribuídos pelos sujeitos à vivência do Recreio Cultural. Como referencial teórico, este relato dialoga com os estudos de Paulo Freire, de modo que, a proposta reconhece o estudante como sujeito ativo na construção do conhecimento e da cultura escolar, incentivando sua expressão, participação e intervenção no ambiente educativo, com Antonio Carlos Gomes da Costa para quem o protagonismo manifesta quando o jovem se reconhece como agente de transformação social, além das contribuições de Jorge Larrosa, que fala sobre a experiência como algo que nos atravessa e nos transforma. Como resultado, destaca-se que o projeto promoveu a interdisciplinaridade, o fortalecimento dos vínculos escolares e a valorização da diversidade cultural, tornando-se um espaço de aprendizagem significativa e troca coletiva. A prática mostrou-se potente ao articular cultura, subjetividade e educação em um contexto democrático e acolhedor.

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