Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO, NATUREZA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho, parte-se do entendimento da importância das experiências com a natureza para o desenvolvimento humano e aprendizagens significativas nos campos educacional e escolar. De acordo com Louv (2019), as vivências nos espaços naturais contribuem com a diminuição de sintomas de Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ansiedade e depressão. Além disso, o contato com a natureza pode contribuir com os processos de socialização na infância, oportunizando a aproximação entre família e escola. Por outro lado, a ausência de relações e brincadeiras no espaço natural é sintoma de uma sociedade onde predomina a tecnologia, em detrimento das dimensões humanizadoras impressindíveis ao processo pedagógico. Com esse entendimento, adotou-se o seguinte objetivo geral: realizar uma pesquisa sobre o letramento ambiental de estudantes de pedagogia. Questiona-se: qual a compreensão de estudantes de pedagogia sobre a função social e educacional das experiências na natureza? Qual o conceito de natureza que os futuros professores possuem? Esta investigação foi organizada por meio de metodologia de pesquisa qualitativa e envolveu uma roda de conversa com estudantes de pedagogia, bem como a aplicação de questionário semiestruturado. Busca-se, desse modo, ampliar as compreensões sobre natureza e educação, contribuindo para a formação de professores capazes de pensar criticamente o espaço natural como um bem coletivo fundamental ao desenvolvimento integral do ser humano, potencializando as aprendizagens escolares.

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