RELATO DE EXPERIÊNCIA: PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS NO CONTEXTO ESCOLAR E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO MUNICÍPIO DE VALENÇA - PI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128578 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8789 "inscrito_id" => 18452 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS NO CONTEXTO ESCOLAR E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO MUNICÍPIO DE VALENÇA - PI" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é um componente curricular indispensável para a formação profissional nos cursos de licenciatura, representando um momento crucial na formação de futuros professores. Ele possibilita uma proximidade do discente com a realidade escolar, promovendo a construção da identidade docente, saberes pedagógicos e posturas específicas ao exercício da profissão docente (Pimenta; Lima, 2017). Este estudo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI – Campus Valença, durante a etapa de observação da disciplina de Estágio Supervisionado I. As atividades foram realizadas na Unidade Escolar Professor João Calado, com a turma do 9° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências Naturais no município de Valença do Piauí - PI. A observação teve como foco principal a análise da organização do espaço escolar, da interação entre a escola e a comunidade, da administração da gestão escolar e das práticas pedagógicas adotadas pelos docentes. Foram observados diversos desafios enfrentados pelos professores, como a falta de foco, comprometimento dos alunos com as atividades propostas, a desmotivação dos alunos e o ruído excessivo em sala de aula, que dificultavam o alcance dos objetivos pedagógicos. Tendo em vista tais dificuldades, os docentes desenvolvem estratégias didáticas para superar os obstáculos identificados. Entre essas estratégias, destacam-se o uso de metodologias com recursos visuais e um ambiente de diálogo, promovendo uma aprendizagem significativa. Contudo, o estágio supervisionado, além de oportunizar a vivência da prática pedagógica, também coopera para uma reflexão crítica sobre o papel do professor e suas competências diante dos desafios escolares, contribuindo positivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18452_TB8789_30102025225432.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE FERNANDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DANI FERNANDES" "autor_email" => "daniellefernandesr02@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128578 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8789 "inscrito_id" => 18452 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS NO CONTEXTO ESCOLAR E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO MUNICÍPIO DE VALENÇA - PI" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é um componente curricular indispensável para a formação profissional nos cursos de licenciatura, representando um momento crucial na formação de futuros professores. Ele possibilita uma proximidade do discente com a realidade escolar, promovendo a construção da identidade docente, saberes pedagógicos e posturas específicas ao exercício da profissão docente (Pimenta; Lima, 2017). Este estudo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI – Campus Valença, durante a etapa de observação da disciplina de Estágio Supervisionado I. As atividades foram realizadas na Unidade Escolar Professor João Calado, com a turma do 9° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências Naturais no município de Valença do Piauí - PI. A observação teve como foco principal a análise da organização do espaço escolar, da interação entre a escola e a comunidade, da administração da gestão escolar e das práticas pedagógicas adotadas pelos docentes. Foram observados diversos desafios enfrentados pelos professores, como a falta de foco, comprometimento dos alunos com as atividades propostas, a desmotivação dos alunos e o ruído excessivo em sala de aula, que dificultavam o alcance dos objetivos pedagógicos. Tendo em vista tais dificuldades, os docentes desenvolvem estratégias didáticas para superar os obstáculos identificados. Entre essas estratégias, destacam-se o uso de metodologias com recursos visuais e um ambiente de diálogo, promovendo uma aprendizagem significativa. Contudo, o estágio supervisionado, além de oportunizar a vivência da prática pedagógica, também coopera para uma reflexão crítica sobre o papel do professor e suas competências diante dos desafios escolares, contribuindo positivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18452_TB8789_30102025225432.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE FERNANDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DANI FERNANDES" "autor_email" => "daniellefernandesr02@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }