Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSTITUIÇÕES ESCOLARES E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO AMAZONENSE DOM PEDRO II

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvido como parte integrante da disciplina História da Educação II e teve como objetivo analisar a importância histórica do Colégio Amazonense Dom Pedro II na formação da população do estado do Amazonas. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, por se tratar de pesquisa de cunho social e histórica, pois segundo Mimayo (2010) essa abordagem busca compreender significados, crenças, valores, ou seja, trabalha com os processos e/ou fenômenos que não podem ser reduzidos a variáveis estatísticas. Foi realizada a pesquisa documental em bibliotecas e no acervo da própria escola, além de artigos científicos, tese e dissertações sobre essa temática. A pesquisa de campo foi realizada no prédio histórico dessa instituição de ensino, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a observação direta para compreender o impacto desta instituição na trajetória de ex-alunos e da comunidade escolar. O referencial teórico apoia-se em autores da História das Instituições Escolares e da Educação Pública, como Magalhães (2004), Andrade (1999), Batos (200) e Saviani (2008), destacando a importância das escolas como agentes de transformação social. Os resultados apontam que o Colégio Amazonense Dom Pedro II exerceu papel central na formação de quadros dirigentes e profissionais do Amazonas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional e político da cidade. A análise evidencia, ainda, a relevância do colégio como espaço de promoção de valores democráticos e de preservação da memória histórica local, reafirmando seu papel como referência na educação pública amazonense.

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