Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UNIVERSIDADE BRINCANTE EM ... O HALL DO HOSPITAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ambiente hospitalar é marcado por tensões, relacionados a procedimentos para diagnósticos e reabilitação. Neste trabalho, apresentamos as adequações necessárias ao projeto Universidade Brincante, para que as atividades pudessem ser realizados no hall de um Hospital especializado em doenças complexas do Distrito Federal. A metodologia que viabilizou o Projeto Universidade Brincante foi a qualitativa com delineamento de pesquisa-ação. Por outro lado, o delinemaneto de pesquisa que permitiu essa pesquisa foi a pesquisa documental. Foram analisados registros feitos nos diários de campo de duas pesquisadoras do grupo e um conjunto de mais de 100 fotografias sobre as ações de estudantes extensionistas e profissionais da Universidade no hall do Hospital. A Universidade Brincante se constitui por um conjunto de oficinas que favorecem o brincar. Ao brincar, a criança, o/a adolescente e sua família têm oportunidade de experimentar outras sensações que não sejam aquelas típicas de ambiente hospitalar, associadas ao elevado stress e medo. No hospital, no primeiro semestre de 2025, aconteceram quatro edições da Universidade Brincante. Cada edição foi composta por um conjunto de atividades diferentes: a primeira edição concretizou a Oficina Ecobags e Desenhos Terapêuticos; a segunda, Adornos com Miçangas e Desenhos Terapêuticos; a terceira, Pintura em Toalhinhas e Desenhos Terapêuticos e a quarta, Pescaria, Adornos Juninos e Desenhos Terapêuticos. A cada Edição, a Equipe da Universidade Brincante fez a análise de sua ação, desafiando-se a construir adequações que permitissem a brincadeira para todas as crianças e adolescentes que frequentam o hospital. Devido às condições complexas de existência, adequações foram necessárias no material, na estratégia de aproximação e mediação das brincadeiras com as crianças/adolescentes e familiares. As condições mais desafiadoras são aquelas que implicam redução de mobilidade e de comunicação, o que exigiu observação atenta dos casos para a construção de soluções que permitissem inclusão de todos e todas nas brincadeiras.

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