UNIVERSIDADE BRINCANTE EM ... O HALL DO HOSPITAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128584 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8803 "inscrito_id" => 18329 "titulo" => "UNIVERSIDADE BRINCANTE EM ... O HALL DO HOSPITAL" "resumo" => "O ambiente hospitalar é marcado por tensões, relacionados a procedimentos para diagnósticos e reabilitação. Neste trabalho, apresentamos as adequações necessárias ao projeto Universidade Brincante, para que as atividades pudessem ser realizados no hall de um Hospital especializado em doenças complexas do Distrito Federal. A metodologia que viabilizou o Projeto Universidade Brincante foi a qualitativa com delineamento de pesquisa-ação. Por outro lado, o delinemaneto de pesquisa que permitiu essa pesquisa foi a pesquisa documental. Foram analisados registros feitos nos diários de campo de duas pesquisadoras do grupo e um conjunto de mais de 100 fotografias sobre as ações de estudantes extensionistas e profissionais da Universidade no hall do Hospital. A Universidade Brincante se constitui por um conjunto de oficinas que favorecem o brincar. Ao brincar, a criança, o/a adolescente e sua família têm oportunidade de experimentar outras sensações que não sejam aquelas típicas de ambiente hospitalar, associadas ao elevado stress e medo. No hospital, no primeiro semestre de 2025, aconteceram quatro edições da Universidade Brincante. Cada edição foi composta por um conjunto de atividades diferentes: a primeira edição concretizou a Oficina Ecobags e Desenhos Terapêuticos; a segunda, Adornos com Miçangas e Desenhos Terapêuticos; a terceira, Pintura em Toalhinhas e Desenhos Terapêuticos e a quarta, Pescaria, Adornos Juninos e Desenhos Terapêuticos. A cada Edição, a Equipe da Universidade Brincante fez a análise de sua ação, desafiando-se a construir adequações que permitissem a brincadeira para todas as crianças e adolescentes que frequentam o hospital. Devido às condições complexas de existência, adequações foram necessárias no material, na estratégia de aproximação e mediação das brincadeiras com as crianças/adolescentes e familiares. As condições mais desafiadoras são aquelas que implicam redução de mobilidade e de comunicação, o que exigiu observação atenta dos casos para a construção de soluções que permitissem inclusão de todos e todas nas brincadeiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18329_TB8803_29102025002352.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA EUGÊNIA CAIXETA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jucaixeta.unb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128584 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8803 "inscrito_id" => 18329 "titulo" => "UNIVERSIDADE BRINCANTE EM ... O HALL DO HOSPITAL" "resumo" => "O ambiente hospitalar é marcado por tensões, relacionados a procedimentos para diagnósticos e reabilitação. Neste trabalho, apresentamos as adequações necessárias ao projeto Universidade Brincante, para que as atividades pudessem ser realizados no hall de um Hospital especializado em doenças complexas do Distrito Federal. A metodologia que viabilizou o Projeto Universidade Brincante foi a qualitativa com delineamento de pesquisa-ação. Por outro lado, o delinemaneto de pesquisa que permitiu essa pesquisa foi a pesquisa documental. Foram analisados registros feitos nos diários de campo de duas pesquisadoras do grupo e um conjunto de mais de 100 fotografias sobre as ações de estudantes extensionistas e profissionais da Universidade no hall do Hospital. A Universidade Brincante se constitui por um conjunto de oficinas que favorecem o brincar. Ao brincar, a criança, o/a adolescente e sua família têm oportunidade de experimentar outras sensações que não sejam aquelas típicas de ambiente hospitalar, associadas ao elevado stress e medo. No hospital, no primeiro semestre de 2025, aconteceram quatro edições da Universidade Brincante. Cada edição foi composta por um conjunto de atividades diferentes: a primeira edição concretizou a Oficina Ecobags e Desenhos Terapêuticos; a segunda, Adornos com Miçangas e Desenhos Terapêuticos; a terceira, Pintura em Toalhinhas e Desenhos Terapêuticos e a quarta, Pescaria, Adornos Juninos e Desenhos Terapêuticos. A cada Edição, a Equipe da Universidade Brincante fez a análise de sua ação, desafiando-se a construir adequações que permitissem a brincadeira para todas as crianças e adolescentes que frequentam o hospital. Devido às condições complexas de existência, adequações foram necessárias no material, na estratégia de aproximação e mediação das brincadeiras com as crianças/adolescentes e familiares. As condições mais desafiadoras são aquelas que implicam redução de mobilidade e de comunicação, o que exigiu observação atenta dos casos para a construção de soluções que permitissem inclusão de todos e todas nas brincadeiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18329_TB8803_29102025002352.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA EUGÊNIA CAIXETA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jucaixeta.unb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }