PELO DIREITO DE SONHAR: EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128588 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8812 "inscrito_id" => 18073 "titulo" => "PELO DIREITO DE SONHAR: EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este presente trabalho pretende analisar as perspectivas dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da EEMTI Maria de Lourdes Oliveira, uma escola pública de um distrito do município de Russas-CE, após a conclusão da educação básica. A investigação adotou uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, com perguntas objetivas e abertas, aplicado aos estudantes. A análise das respostas se fundamentou no método materialista-histórico-dialético e dialogou com diferentes autores, dentre eles, Oliveira, Bezerra e Braga (2021); Xerez et al. (2020); Carvalho e Iamamoto (2014); Saffioti (2013). Assim, os resultados revelam que embora a maioria se imagine ingressando no ensino superior e continuando os estudos, correspondendo a 73,3% das respostas, a mesma percentagem responderam que não conhecem a política de cotas e 55,6% apontaram que desconhecem a forma de entrada em uma Universidade Pública. Além disso, 66,7% referiram que pretendem conciliar estudo e trabalho. Destaca-se ainda diferenças de gênero nas respostas. Com relação à motivação e segurança no desempenho escolar foi citada a conciliação com a maternidade como um fator adverso. Evidencia-se que, embora exista um sonho de continuidade dos estudos após a conclusão do Ensino Médio, há muitos desafios a serem transpostos para esses estudantes da escola pública no ingresso no ensino superior público, seja por desconhecimento das formas de acessá-lo, seja por dificuldades socioeconômicas ou de ausência da materialidade do capital cultural como livros e tecnologia que facilitem essa aproximação com esse nível de ensino na rede pública. Isso pode desencadear uma procura pelo ensino privado e aligeirado, o que contribui para a manutenção do ciclo da educação dualista e da reprodução das desigualdades sociais. Além disso, as diferenças entre o gênero feminino e masculino saltaram nas respostas quanto às dificuldades e expectativas dos estudantes no progresso dos estudos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18073_TB8812_27102025152758.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA GURGEL FARIAS GONDIM" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.gondim@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128588 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8812 "inscrito_id" => 18073 "titulo" => "PELO DIREITO DE SONHAR: EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este presente trabalho pretende analisar as perspectivas dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da EEMTI Maria de Lourdes Oliveira, uma escola pública de um distrito do município de Russas-CE, após a conclusão da educação básica. A investigação adotou uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, com perguntas objetivas e abertas, aplicado aos estudantes. A análise das respostas se fundamentou no método materialista-histórico-dialético e dialogou com diferentes autores, dentre eles, Oliveira, Bezerra e Braga (2021); Xerez et al. (2020); Carvalho e Iamamoto (2014); Saffioti (2013). Assim, os resultados revelam que embora a maioria se imagine ingressando no ensino superior e continuando os estudos, correspondendo a 73,3% das respostas, a mesma percentagem responderam que não conhecem a política de cotas e 55,6% apontaram que desconhecem a forma de entrada em uma Universidade Pública. Além disso, 66,7% referiram que pretendem conciliar estudo e trabalho. Destaca-se ainda diferenças de gênero nas respostas. Com relação à motivação e segurança no desempenho escolar foi citada a conciliação com a maternidade como um fator adverso. Evidencia-se que, embora exista um sonho de continuidade dos estudos após a conclusão do Ensino Médio, há muitos desafios a serem transpostos para esses estudantes da escola pública no ingresso no ensino superior público, seja por desconhecimento das formas de acessá-lo, seja por dificuldades socioeconômicas ou de ausência da materialidade do capital cultural como livros e tecnologia que facilitem essa aproximação com esse nível de ensino na rede pública. Isso pode desencadear uma procura pelo ensino privado e aligeirado, o que contribui para a manutenção do ciclo da educação dualista e da reprodução das desigualdades sociais. Além disso, as diferenças entre o gênero feminino e masculino saltaram nas respostas quanto às dificuldades e expectativas dos estudantes no progresso dos estudos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18073_TB8812_27102025152758.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA GURGEL FARIAS GONDIM" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.gondim@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }