Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128590
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8817
    "inscrito_id" => 5
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "A inteligência artificial tem se destacado significativamente na educação e no mundo, sendo uma aliada tanto de alunos quanto de professores. Este trabalho investiga a importância da IA no ensino da matemática, destacando sua aplicação consciente como recurso metodológico que enriquece o processo de aprendizagem. O desafio central reside em compreender os limites e possibilidades da IA enquanto ferramenta de construção do conhecimento, tanto para estudantes quanto para educadores. A pesquisa fundamenta-se em autores como Papert (1994), que destaca o papel da tecnologia, especialmente do computador, em potencializar a aprendizagem por meio do construcionismo, valorizando o aluno como agente ativo no processo. Ferramentas como ChatGPT, Gemini e DeepSeek são analisadas por sua capacidade de personalizar o aprendizado, gerar questões matemáticas diversificadas, promover a compreensão dos diferentes caminhos para a solução dos problemas e desafiar o raciocínio lógico dos estudantes. Esses recursos tecnológicos contribuem para a revisão de respostas, orientação de estratégias e oferta ilimitada de exercícios, consolidando o aprendizado de maneira consistente e significativa. Além disso, o trabalho ressalta a relevância da inclusão tecnológica e digital e da inovação pedagógica no contexto educacional atual, promovendo o acesso equitativo às tecnologias e a autonomia dos estudantes. Os resultados indicam que a incorporação da IA no ensino da matemática potencializa não apenas o desempenho acadêmico, mas também a emancipação do estudante como protagonista de seu processo formativo, ao mesmo tempo em que reforça a importância do papel mediador do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5_TB8817_30102025235110.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAPHAELA VITÓRIA DOS SANTOS RAMOS NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAPHAELA"
    "autor_email" => "estudanteraphaela@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA GESTÃO & MARKETING (IBGM / FGM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128590
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8817
    "inscrito_id" => 5
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "A inteligência artificial tem se destacado significativamente na educação e no mundo, sendo uma aliada tanto de alunos quanto de professores. Este trabalho investiga a importância da IA no ensino da matemática, destacando sua aplicação consciente como recurso metodológico que enriquece o processo de aprendizagem. O desafio central reside em compreender os limites e possibilidades da IA enquanto ferramenta de construção do conhecimento, tanto para estudantes quanto para educadores. A pesquisa fundamenta-se em autores como Papert (1994), que destaca o papel da tecnologia, especialmente do computador, em potencializar a aprendizagem por meio do construcionismo, valorizando o aluno como agente ativo no processo. Ferramentas como ChatGPT, Gemini e DeepSeek são analisadas por sua capacidade de personalizar o aprendizado, gerar questões matemáticas diversificadas, promover a compreensão dos diferentes caminhos para a solução dos problemas e desafiar o raciocínio lógico dos estudantes. Esses recursos tecnológicos contribuem para a revisão de respostas, orientação de estratégias e oferta ilimitada de exercícios, consolidando o aprendizado de maneira consistente e significativa. Além disso, o trabalho ressalta a relevância da inclusão tecnológica e digital e da inovação pedagógica no contexto educacional atual, promovendo o acesso equitativo às tecnologias e a autonomia dos estudantes. Os resultados indicam que a incorporação da IA no ensino da matemática potencializa não apenas o desempenho acadêmico, mas também a emancipação do estudante como protagonista de seu processo formativo, ao mesmo tempo em que reforça a importância do papel mediador do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5_TB8817_30102025235110.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAPHAELA VITÓRIA DOS SANTOS RAMOS NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAPHAELA"
    "autor_email" => "estudanteraphaela@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA GESTÃO & MARKETING (IBGM / FGM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inteligência artificial tem se destacado significativamente na educação e no mundo, sendo uma aliada tanto de alunos quanto de professores. Este trabalho investiga a importância da IA no ensino da matemática, destacando sua aplicação consciente como recurso metodológico que enriquece o processo de aprendizagem. O desafio central reside em compreender os limites e possibilidades da IA enquanto ferramenta de construção do conhecimento, tanto para estudantes quanto para educadores. A pesquisa fundamenta-se em autores como Papert (1994), que destaca o papel da tecnologia, especialmente do computador, em potencializar a aprendizagem por meio do construcionismo, valorizando o aluno como agente ativo no processo. Ferramentas como ChatGPT, Gemini e DeepSeek são analisadas por sua capacidade de personalizar o aprendizado, gerar questões matemáticas diversificadas, promover a compreensão dos diferentes caminhos para a solução dos problemas e desafiar o raciocínio lógico dos estudantes. Esses recursos tecnológicos contribuem para a revisão de respostas, orientação de estratégias e oferta ilimitada de exercícios, consolidando o aprendizado de maneira consistente e significativa. Além disso, o trabalho ressalta a relevância da inclusão tecnológica e digital e da inovação pedagógica no contexto educacional atual, promovendo o acesso equitativo às tecnologias e a autonomia dos estudantes. Os resultados indicam que a incorporação da IA no ensino da matemática potencializa não apenas o desempenho acadêmico, mas também a emancipação do estudante como protagonista de seu processo formativo, ao mesmo tempo em que reforça a importância do papel mediador do professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.