Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGO ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E SABERES DENTRO DE SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128592
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8822
    "inscrito_id" => 17453
    "titulo" => "DIÁLOGO ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E SABERES DENTRO DE SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta, sob uma perspectiva fenomenológica, a contribuição da Arte na formação educacional, por meio das linguagens artísticas: Dança, Teatro, Música e Artes Visuais. Partindo de experiências dialógicas de professores do ensino formal do fundamental, com o objetivo de refletir sobre práticas pedagógicas do ensino de Arte e ampliar as perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina, considerando sua potência formativa e interdisciplinar, por meio de uma educação plural, crítica e sensível. Estabelecendo relações entre Arte e outras áreas do conhecimento, bem como entre as próprias linguagens artísticas. A experiência docente é considerada como o fenômeno desta investigação, partindo de relatos da autora, além de outros professores de Arte. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Paulo Freire, Jorge Larrosa, Ana Mae Barbosa, Marilena Chauí, Maurice Merleau-Ponty, além de outros pesquisadores das áreas da Arte e Educação, bem como em documentos oficias como a BNCC, LDB e os PCNs. Nesta pesquisa, compreende-se que uma abordagem dialógica no ensino da Arte promove aprendizagens mais significativas, na medida em que estabelece pontes entre diferentes saberes, amplia o repertório cultural dos estudantes e valoriza múltiplas formas de expressão e conhecimento para além da técnica, valorizando também a subjetividade dos alunos. Além disso, contribui para a formação de sujeitos críticos, criativos e capazes de estabelecer diálogo com diferentes área do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17453_TB8822_09112025172528.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA RAYANE SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA"
    "autor_email" => "erikalima.pesquisadora@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128592
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8822
    "inscrito_id" => 17453
    "titulo" => "DIÁLOGO ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E SABERES DENTRO DE SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta, sob uma perspectiva fenomenológica, a contribuição da Arte na formação educacional, por meio das linguagens artísticas: Dança, Teatro, Música e Artes Visuais. Partindo de experiências dialógicas de professores do ensino formal do fundamental, com o objetivo de refletir sobre práticas pedagógicas do ensino de Arte e ampliar as perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina, considerando sua potência formativa e interdisciplinar, por meio de uma educação plural, crítica e sensível. Estabelecendo relações entre Arte e outras áreas do conhecimento, bem como entre as próprias linguagens artísticas. A experiência docente é considerada como o fenômeno desta investigação, partindo de relatos da autora, além de outros professores de Arte. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Paulo Freire, Jorge Larrosa, Ana Mae Barbosa, Marilena Chauí, Maurice Merleau-Ponty, além de outros pesquisadores das áreas da Arte e Educação, bem como em documentos oficias como a BNCC, LDB e os PCNs. Nesta pesquisa, compreende-se que uma abordagem dialógica no ensino da Arte promove aprendizagens mais significativas, na medida em que estabelece pontes entre diferentes saberes, amplia o repertório cultural dos estudantes e valoriza múltiplas formas de expressão e conhecimento para além da técnica, valorizando também a subjetividade dos alunos. Além disso, contribui para a formação de sujeitos críticos, criativos e capazes de estabelecer diálogo com diferentes área do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17453_TB8822_09112025172528.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA RAYANE SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA"
    "autor_email" => "erikalima.pesquisadora@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo apresenta, sob uma perspectiva fenomenológica, a contribuição da Arte na formação educacional, por meio das linguagens artísticas: Dança, Teatro, Música e Artes Visuais. Partindo de experiências dialógicas de professores do ensino formal do fundamental, com o objetivo de refletir sobre práticas pedagógicas do ensino de Arte e ampliar as perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina, considerando sua potência formativa e interdisciplinar, por meio de uma educação plural, crítica e sensível. Estabelecendo relações entre Arte e outras áreas do conhecimento, bem como entre as próprias linguagens artísticas. A experiência docente é considerada como o fenômeno desta investigação, partindo de relatos da autora, além de outros professores de Arte. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Paulo Freire, Jorge Larrosa, Ana Mae Barbosa, Marilena Chauí, Maurice Merleau-Ponty, além de outros pesquisadores das áreas da Arte e Educação, bem como em documentos oficias como a BNCC, LDB e os PCNs. Nesta pesquisa, compreende-se que uma abordagem dialógica no ensino da Arte promove aprendizagens mais significativas, na medida em que estabelece pontes entre diferentes saberes, amplia o repertório cultural dos estudantes e valoriza múltiplas formas de expressão e conhecimento para além da técnica, valorizando também a subjetividade dos alunos. Além disso, contribui para a formação de sujeitos críticos, criativos e capazes de estabelecer diálogo com diferentes área do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.