DIÁLOGO ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E SABERES DENTRO DE SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128592 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8822 "inscrito_id" => 17453 "titulo" => "DIÁLOGO ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E SABERES DENTRO DE SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo apresenta, sob uma perspectiva fenomenológica, a contribuição da Arte na formação educacional, por meio das linguagens artísticas: Dança, Teatro, Música e Artes Visuais. Partindo de experiências dialógicas de professores do ensino formal do fundamental, com o objetivo de refletir sobre práticas pedagógicas do ensino de Arte e ampliar as perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina, considerando sua potência formativa e interdisciplinar, por meio de uma educação plural, crítica e sensível. Estabelecendo relações entre Arte e outras áreas do conhecimento, bem como entre as próprias linguagens artísticas. A experiência docente é considerada como o fenômeno desta investigação, partindo de relatos da autora, além de outros professores de Arte. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Paulo Freire, Jorge Larrosa, Ana Mae Barbosa, Marilena Chauí, Maurice Merleau-Ponty, além de outros pesquisadores das áreas da Arte e Educação, bem como em documentos oficias como a BNCC, LDB e os PCNs. Nesta pesquisa, compreende-se que uma abordagem dialógica no ensino da Arte promove aprendizagens mais significativas, na medida em que estabelece pontes entre diferentes saberes, amplia o repertório cultural dos estudantes e valoriza múltiplas formas de expressão e conhecimento para além da técnica, valorizando também a subjetividade dos alunos. Além disso, contribui para a formação de sujeitos críticos, criativos e capazes de estabelecer diálogo com diferentes área do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17453_TB8822_09112025172528.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA RAYANE SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikalima.pesquisadora@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128592 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8822 "inscrito_id" => 17453 "titulo" => "DIÁLOGO ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E SABERES DENTRO DE SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo apresenta, sob uma perspectiva fenomenológica, a contribuição da Arte na formação educacional, por meio das linguagens artísticas: Dança, Teatro, Música e Artes Visuais. Partindo de experiências dialógicas de professores do ensino formal do fundamental, com o objetivo de refletir sobre práticas pedagógicas do ensino de Arte e ampliar as perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina, considerando sua potência formativa e interdisciplinar, por meio de uma educação plural, crítica e sensível. Estabelecendo relações entre Arte e outras áreas do conhecimento, bem como entre as próprias linguagens artísticas. A experiência docente é considerada como o fenômeno desta investigação, partindo de relatos da autora, além de outros professores de Arte. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Paulo Freire, Jorge Larrosa, Ana Mae Barbosa, Marilena Chauí, Maurice Merleau-Ponty, além de outros pesquisadores das áreas da Arte e Educação, bem como em documentos oficias como a BNCC, LDB e os PCNs. Nesta pesquisa, compreende-se que uma abordagem dialógica no ensino da Arte promove aprendizagens mais significativas, na medida em que estabelece pontes entre diferentes saberes, amplia o repertório cultural dos estudantes e valoriza múltiplas formas de expressão e conhecimento para além da técnica, valorizando também a subjetividade dos alunos. Além disso, contribui para a formação de sujeitos críticos, criativos e capazes de estabelecer diálogo com diferentes área do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17453_TB8822_09112025172528.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA RAYANE SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikalima.pesquisadora@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }