Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA ESCOLA REGULAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Vivenciamos um momento em que mundialmente se fala na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino. Sabemos que a legislação é muito clara quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou diferenças. No entanto, o processo de inclusão escolar ainda é um grande desafio para as escolas no que diz respeito às práticas pedagógicas acarretando muitos conflitos entre profissionais, família e instituição. Partindo dessa premissa, este artigo tem por objetivo analisar a realidade do processo inclusivo de crianças com autismo na rede regular de ensino nas escolas municipais de São Raimundo Nonato -PI, e, se houve mudanças após a implantação da lei de inclusão em relação ao acesso e a permanência da criança com autismo na escola regular. A presenta uma reflexão sobre a inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando apoio na literatura de MELLO (2007), CUNHA (2014), Declaração de Salamanca e a legislação atual. Essa pesquisa é de abordagem bibliográfica tendo com aporte literário a Política Nacional da Educação Especial no Brasil, seguido de um breve histórico sobre autismo, e pôr fim a análise da Inclusão Escolar de crianças com autismo na escola regular atualmente.

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