CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPOSTEIRA E HORTA COM A REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS
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A proposta teve como objetivo promover a sensiblização ambiental e a aprendizagem interdisciplinar, integrando saberes científicos e práticos no cotidiano escolar. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se em autores como Cerveira (2008), Cribb (2010) e Silva (2016), que destacam a compostagem e a horta escolar como importantes ferramentas para o ensino de Ciências e para o fortalecimento da educação ambiental. A metodologia adotada baseou-se no Modelo Dinâmico da Construção e Reconstrução do Conhecimento para o Meio Ambiente (MEDICC), conforme proposto por Silva e Leite (2008), estruturando-se em quatro etapas: sensibilização da comunidade escolar; construção da composteira e da horta; coleta e reaproveitamento dos resíduos orgânicos; e culminância com a utilização das hortaliças em atividades pedagógicas e na alimentação escolar. Os resultados evidenciaram um aumento importante no engajamento estudantil, especialmente entre os discentes com menor participação em sala de aula, além do fortalecimento do protagonismo juvenil, da autonomia e do trabalho em equipe. Observou-se, ainda, uma evolução conceitual nas aprendizagens científicas, a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a valorização de práticas sustentáveis. O contato direto com o solo, os vegetais e os processos de cultivo despertou a curiosidade científica e estreitou a relação dos estudantes com o meio ambiente. Conclui-se que projetos desse tipo fortalecem o ensino por investigação e contribuem para uma formação crítica e cidadã, em consonância com os princípios da educação ambiental e da sustentabilidade." 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