Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS ATÍPICOS: SALA DE AULA ATIVA E INCLUSIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo em forma de pesquisa-ação buscou promover a inclusão por meio da gamificação em uma turma de nível IV na educação infantil de uma escola pública em Natal/RN. Com vinte e dois alunos, incluindo três com necessidades de aprendizagem específicas, a pesquisa visou demonstrar a viabilidade de atividades gamificadas, tanto digitais quanto analógicas, adaptadas ao nível de educação infantil. A inclusão foi crucial para possibilitar que os alunos atípicos solucionem os desafios impostos e desenvolvam, enquanto os alunos típicos aprenderam a valorizar as diferenças como complemento de seu próprio aprendizado. Ao contextualizar a teoria com a prática, foi possível incluir todos os alunos nas atividades gamificadas, promovendo a resolução de problemas e ações coletivas. A abordagem foi fundamentada em autores como Skinner (1984) e Ferreiro e Teberosky (1999), que destacam a importância dos jogos na aprendizagem, além de Vigotski (2009) e Freire (2023), que ressaltam a necessidade de respeitar a autonomia dos alunos e compreender suas características individuais para um ensino eficaz. Essa pesquisa destaca a importância da gamificação como uma ferramenta para promover uma educação inclusiva e significativa, enfatizando a necessidade de os educadores conhecerem as particularidades de seus alunos e adaptarem suas práticas pedagógicas de forma apropriada. Este estudo contribui para o entendimento das práticas pedagógicas que promovem a inclusão e a participação ativa de todos os alunos, e sugere a importância de aprimorar e expandir ainda mais essas estratégias no contexto educacional atual.

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