GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS ATÍPICOS: SALA DE AULA ATIVA E INCLUSIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128607 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8854 "inscrito_id" => 18781 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS ATÍPICOS: SALA DE AULA ATIVA E INCLUSIVA" "resumo" => "Este estudo em forma de pesquisa-ação buscou promover a inclusão por meio da gamificação em uma turma de nível IV na educação infantil de uma escola pública em Natal/RN. Com vinte e dois alunos, incluindo três com necessidades de aprendizagem específicas, a pesquisa visou demonstrar a viabilidade de atividades gamificadas, tanto digitais quanto analógicas, adaptadas ao nível de educação infantil. A inclusão foi crucial para possibilitar que os alunos atípicos solucionem os desafios impostos e desenvolvam, enquanto os alunos típicos aprenderam a valorizar as diferenças como complemento de seu próprio aprendizado. Ao contextualizar a teoria com a prática, foi possível incluir todos os alunos nas atividades gamificadas, promovendo a resolução de problemas e ações coletivas. A abordagem foi fundamentada em autores como Skinner (1984) e Ferreiro e Teberosky (1999), que destacam a importância dos jogos na aprendizagem, além de Vigotski (2009) e Freire (2023), que ressaltam a necessidade de respeitar a autonomia dos alunos e compreender suas características individuais para um ensino eficaz. Essa pesquisa destaca a importância da gamificação como uma ferramenta para promover uma educação inclusiva e significativa, enfatizando a necessidade de os educadores conhecerem as particularidades de seus alunos e adaptarem suas práticas pedagógicas de forma apropriada. Este estudo contribui para o entendimento das práticas pedagógicas que promovem a inclusão e a participação ativa de todos os alunos, e sugere a importância de aprimorar e expandir ainda mais essas estratégias no contexto educacional atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18781_TB8854_30102025161118.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA EDILZA AQUINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.edilza@unifacex.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128607 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8854 "inscrito_id" => 18781 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS ATÍPICOS: SALA DE AULA ATIVA E INCLUSIVA" "resumo" => "Este estudo em forma de pesquisa-ação buscou promover a inclusão por meio da gamificação em uma turma de nível IV na educação infantil de uma escola pública em Natal/RN. Com vinte e dois alunos, incluindo três com necessidades de aprendizagem específicas, a pesquisa visou demonstrar a viabilidade de atividades gamificadas, tanto digitais quanto analógicas, adaptadas ao nível de educação infantil. A inclusão foi crucial para possibilitar que os alunos atípicos solucionem os desafios impostos e desenvolvam, enquanto os alunos típicos aprenderam a valorizar as diferenças como complemento de seu próprio aprendizado. Ao contextualizar a teoria com a prática, foi possível incluir todos os alunos nas atividades gamificadas, promovendo a resolução de problemas e ações coletivas. A abordagem foi fundamentada em autores como Skinner (1984) e Ferreiro e Teberosky (1999), que destacam a importância dos jogos na aprendizagem, além de Vigotski (2009) e Freire (2023), que ressaltam a necessidade de respeitar a autonomia dos alunos e compreender suas características individuais para um ensino eficaz. Essa pesquisa destaca a importância da gamificação como uma ferramenta para promover uma educação inclusiva e significativa, enfatizando a necessidade de os educadores conhecerem as particularidades de seus alunos e adaptarem suas práticas pedagógicas de forma apropriada. Este estudo contribui para o entendimento das práticas pedagógicas que promovem a inclusão e a participação ativa de todos os alunos, e sugere a importância de aprimorar e expandir ainda mais essas estratégias no contexto educacional atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18781_TB8854_30102025161118.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA EDILZA AQUINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.edilza@unifacex.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }