Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DO APOIO PEDAGÓGICO EM UMA SALA DE AULA DO RECIFE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128609
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8872
    "inscrito_id" => 18841
    "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DO APOIO PEDAGÓGICO EM UMA SALA DE AULA DO RECIFE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as estratégias relacionados à inclusão escolar, a partir da perspectiva do apoio pedagógico em uma sala de aula de uma escola municipal do Recife. Este estudo destaca-se pela relevância no que tange ações afirmativas, uma vez que se fundamenta na análise de vivências e experiências de profissionais que atuam diretamente com alunos neuroatípicos, permitindo identificar alguns dos obstáculos encontrados no cotidiano escolar que frustram a promoção da inclusão, e quais são as estratégias e ferramentas usadas para superá-los. No que se refere à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, bibliográfico e de campo. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento principal de coleta de dados. Esta, por sua vez, revelou a importância do papel do profissional de apoio, muitas vezes desconhecida até por eles mesmos, e como a falta de valorização e incentivo a formação continuada dessa função pode impactar negativamente a aprendizagem dos alunos. Observamos que, em muitos casos, o apoio pedagógico é reduzido a uma função de acompanhamento, sem os devidos recursos ou preparo, o que compromete o processo de inclusão, que é um direito garantido a todos. Sassaki (2003) defende o fato de que incluir é adaptar o sistema para o indivíduo, e não o contrário. Isso está diretamente ligado à análise dos desafios estruturais e pedagógicos na escola. Baseado nisso, constatou-se que a ausência de acessibilidade arquitetônica, a escassez de recursos pedagógicos e a falta de formação continuada dos profissionais que atuam com a inclusão, criam barreiras que atrapalham a promoção da inclusão nessa sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18841_TB8872_14102025152625.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "talitabezerras6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128609
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8872
    "inscrito_id" => 18841
    "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DO APOIO PEDAGÓGICO EM UMA SALA DE AULA DO RECIFE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as estratégias relacionados à inclusão escolar, a partir da perspectiva do apoio pedagógico em uma sala de aula de uma escola municipal do Recife. Este estudo destaca-se pela relevância no que tange ações afirmativas, uma vez que se fundamenta na análise de vivências e experiências de profissionais que atuam diretamente com alunos neuroatípicos, permitindo identificar alguns dos obstáculos encontrados no cotidiano escolar que frustram a promoção da inclusão, e quais são as estratégias e ferramentas usadas para superá-los. No que se refere à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, bibliográfico e de campo. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento principal de coleta de dados. Esta, por sua vez, revelou a importância do papel do profissional de apoio, muitas vezes desconhecida até por eles mesmos, e como a falta de valorização e incentivo a formação continuada dessa função pode impactar negativamente a aprendizagem dos alunos. Observamos que, em muitos casos, o apoio pedagógico é reduzido a uma função de acompanhamento, sem os devidos recursos ou preparo, o que compromete o processo de inclusão, que é um direito garantido a todos. Sassaki (2003) defende o fato de que incluir é adaptar o sistema para o indivíduo, e não o contrário. Isso está diretamente ligado à análise dos desafios estruturais e pedagógicos na escola. Baseado nisso, constatou-se que a ausência de acessibilidade arquitetônica, a escassez de recursos pedagógicos e a falta de formação continuada dos profissionais que atuam com a inclusão, criam barreiras que atrapalham a promoção da inclusão nessa sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18841_TB8872_14102025152625.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "talitabezerras6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as estratégias relacionados à inclusão escolar, a partir da perspectiva do apoio pedagógico em uma sala de aula de uma escola municipal do Recife. Este estudo destaca-se pela relevância no que tange ações afirmativas, uma vez que se fundamenta na análise de vivências e experiências de profissionais que atuam diretamente com alunos neuroatípicos, permitindo identificar alguns dos obstáculos encontrados no cotidiano escolar que frustram a promoção da inclusão, e quais são as estratégias e ferramentas usadas para superá-los. No que se refere à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, bibliográfico e de campo. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento principal de coleta de dados. Esta, por sua vez, revelou a importância do papel do profissional de apoio, muitas vezes desconhecida até por eles mesmos, e como a falta de valorização e incentivo a formação continuada dessa função pode impactar negativamente a aprendizagem dos alunos. Observamos que, em muitos casos, o apoio pedagógico é reduzido a uma função de acompanhamento, sem os devidos recursos ou preparo, o que compromete o processo de inclusão, que é um direito garantido a todos. Sassaki (2003) defende o fato de que incluir é adaptar o sistema para o indivíduo, e não o contrário. Isso está diretamente ligado à análise dos desafios estruturais e pedagógicos na escola. Baseado nisso, constatou-se que a ausência de acessibilidade arquitetônica, a escassez de recursos pedagógicos e a falta de formação continuada dos profissionais que atuam com a inclusão, criam barreiras que atrapalham a promoção da inclusão nessa sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.