DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DO APOIO PEDAGÓGICO EM UMA SALA DE AULA DO RECIFE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128609 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8872 "inscrito_id" => 18841 "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DO APOIO PEDAGÓGICO EM UMA SALA DE AULA DO RECIFE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as estratégias relacionados à inclusão escolar, a partir da perspectiva do apoio pedagógico em uma sala de aula de uma escola municipal do Recife. Este estudo destaca-se pela relevância no que tange ações afirmativas, uma vez que se fundamenta na análise de vivências e experiências de profissionais que atuam diretamente com alunos neuroatípicos, permitindo identificar alguns dos obstáculos encontrados no cotidiano escolar que frustram a promoção da inclusão, e quais são as estratégias e ferramentas usadas para superá-los. No que se refere à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, bibliográfico e de campo. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento principal de coleta de dados. Esta, por sua vez, revelou a importância do papel do profissional de apoio, muitas vezes desconhecida até por eles mesmos, e como a falta de valorização e incentivo a formação continuada dessa função pode impactar negativamente a aprendizagem dos alunos. Observamos que, em muitos casos, o apoio pedagógico é reduzido a uma função de acompanhamento, sem os devidos recursos ou preparo, o que compromete o processo de inclusão, que é um direito garantido a todos. Sassaki (2003) defende o fato de que incluir é adaptar o sistema para o indivíduo, e não o contrário. Isso está diretamente ligado à análise dos desafios estruturais e pedagógicos na escola. Baseado nisso, constatou-se que a ausência de acessibilidade arquitetônica, a escassez de recursos pedagógicos e a falta de formação continuada dos profissionais que atuam com a inclusão, criam barreiras que atrapalham a promoção da inclusão nessa sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18841_TB8872_14102025152625.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "talitabezerras6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128609 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8872 "inscrito_id" => 18841 "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DO APOIO PEDAGÓGICO EM UMA SALA DE AULA DO RECIFE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as estratégias relacionados à inclusão escolar, a partir da perspectiva do apoio pedagógico em uma sala de aula de uma escola municipal do Recife. Este estudo destaca-se pela relevância no que tange ações afirmativas, uma vez que se fundamenta na análise de vivências e experiências de profissionais que atuam diretamente com alunos neuroatípicos, permitindo identificar alguns dos obstáculos encontrados no cotidiano escolar que frustram a promoção da inclusão, e quais são as estratégias e ferramentas usadas para superá-los. No que se refere à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, bibliográfico e de campo. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento principal de coleta de dados. Esta, por sua vez, revelou a importância do papel do profissional de apoio, muitas vezes desconhecida até por eles mesmos, e como a falta de valorização e incentivo a formação continuada dessa função pode impactar negativamente a aprendizagem dos alunos. Observamos que, em muitos casos, o apoio pedagógico é reduzido a uma função de acompanhamento, sem os devidos recursos ou preparo, o que compromete o processo de inclusão, que é um direito garantido a todos. Sassaki (2003) defende o fato de que incluir é adaptar o sistema para o indivíduo, e não o contrário. Isso está diretamente ligado à análise dos desafios estruturais e pedagógicos na escola. Baseado nisso, constatou-se que a ausência de acessibilidade arquitetônica, a escassez de recursos pedagógicos e a falta de formação continuada dos profissionais que atuam com a inclusão, criam barreiras que atrapalham a promoção da inclusão nessa sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18841_TB8872_14102025152625.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "talitabezerras6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }