ENSINO DE QUÍMICA APLICADA À SAÚDE: DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO COM A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR ENVOLVENDO O TEMA DIABETES MELLITUS E O METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128614 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8880 "inscrito_id" => 2699 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA APLICADA À SAÚDE: DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO COM A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR ENVOLVENDO O TEMA DIABETES MELLITUS E O METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS." "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma pesquisa, realizada com professores de diferentes disciplinas, na cidade de Petrolina-PE. O objetivo principal é abordar o ensino da química, através da execução de projetos de escopo transdisciplinar no ensino médio. Escolhemos a temática Diabetes Mellitus, considerando principalmente a relação entre essa síndrome e a química dos alimentos. A metodologia escolhida permitiu auxiliar os professores com os aportes teóricos necessários para a implementação de projetos. A observação dos respectivos projetos nas salas de aula permitiu constatar as mudanças didático-pedagógicas dos professores, tomando como parâmetro a descrição de competências, previamente elaboradas, necessárias para implementar projetos transdisciplinares. Com isso foi possível interpretar as opiniões dos docentes no decorrer do projeto. Constata-se, finalmente, que práticas voltadas para a transdisciplinaridade se revelam instrumentos didáticos que proporcionam uma eficiente avaliação de caráter qualitativo, além de amparar o ensino e aprendizagem de química através da alteração de postura dos professores envolvidos. A metodologia aplicada foi o recurso da triangulação da pesquisa amparada em autores que defendem esse tipo de abordagem. Além do mais foi feita uma análise detalhada das falas dos docentes tendo em vista reconhecer se eles foram capazes de relacionar a teoria com a prática. Os autores utilizados para embasar a pesquisa são autores cujo estudo e dedicação a esse tema continuam como sempre atuais e contribuindo para o desenvolvimento da educação. Nos resultados finais procuramos observar o desenvolvimento da temática através da principal linha teórica que é a Trandisciplinaridade, bem como extrair conclusões que sejam úteis para que os docentes ´possam aplicar em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2699_TB8880_27102025161542.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENEIDE MENEZES ALVES" "autor_nome_curto" => "ELENEIDE" "autor_email" => "eleneidemenezes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128614 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8880 "inscrito_id" => 2699 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA APLICADA À SAÚDE: DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO COM A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR ENVOLVENDO O TEMA DIABETES MELLITUS E O METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS." "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma pesquisa, realizada com professores de diferentes disciplinas, na cidade de Petrolina-PE. O objetivo principal é abordar o ensino da química, através da execução de projetos de escopo transdisciplinar no ensino médio. Escolhemos a temática Diabetes Mellitus, considerando principalmente a relação entre essa síndrome e a química dos alimentos. A metodologia escolhida permitiu auxiliar os professores com os aportes teóricos necessários para a implementação de projetos. A observação dos respectivos projetos nas salas de aula permitiu constatar as mudanças didático-pedagógicas dos professores, tomando como parâmetro a descrição de competências, previamente elaboradas, necessárias para implementar projetos transdisciplinares. Com isso foi possível interpretar as opiniões dos docentes no decorrer do projeto. Constata-se, finalmente, que práticas voltadas para a transdisciplinaridade se revelam instrumentos didáticos que proporcionam uma eficiente avaliação de caráter qualitativo, além de amparar o ensino e aprendizagem de química através da alteração de postura dos professores envolvidos. A metodologia aplicada foi o recurso da triangulação da pesquisa amparada em autores que defendem esse tipo de abordagem. Além do mais foi feita uma análise detalhada das falas dos docentes tendo em vista reconhecer se eles foram capazes de relacionar a teoria com a prática. Os autores utilizados para embasar a pesquisa são autores cujo estudo e dedicação a esse tema continuam como sempre atuais e contribuindo para o desenvolvimento da educação. Nos resultados finais procuramos observar o desenvolvimento da temática através da principal linha teórica que é a Trandisciplinaridade, bem como extrair conclusões que sejam úteis para que os docentes ´possam aplicar em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2699_TB8880_27102025161542.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENEIDE MENEZES ALVES" "autor_nome_curto" => "ELENEIDE" "autor_email" => "eleneidemenezes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }