A FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE IDENTIFICAR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DIDÁTICA À LUZ DE GALPERIN.
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Este artigo, de natureza teórico-analítica, tem como objetivo analisar os fundamentos que sustentam a formação da habilidade de identificar substâncias químicas, à luz da Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos, elaborada por P. Ya. Galperin. Discutem-se os elementos que caracterizam essa habilidade, compreendida não como mera capacidade de reconhecer nomes ou fórmulas, mas como uma ação orientada por critérios conceituais, sistematizados e interiorizados. A análise se concentra no conteúdo de álcoois, destacando o papel da construção da Base Orientadora da Ação (BOA) como instrumento didático fundamental para que os futuros professores sejam capazes de operar com as características suficientes e necessárias que definem os conceitos químicos. Argumenta-se que a apropriação consciente dessas ações exige um planejamento didático intencional, sustentado por fundamentos da psicologia histórico-cultural. Conclui-se que a abordagem teórica adotada contribui para a superação de práticas descritivas ou empiristas, possibilitando a formação de uma postura investigativa e conceitualmente fundamentada por parte dos licenciandos. Dessa forma, a proposta delineada neste trabalho aponta caminhos promissores para o ensino de Química comprometido com o desenvolvimento do pensamento teórico e da autonomia intelectual docente." 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