Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE: ENTRE O CONTEUDISMO E A PRÁTICA EMANCIPADORA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128617
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8886
    "inscrito_id" => 18865
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE: ENTRE O CONTEUDISMO E A PRÁTICA EMANCIPADORA."
    "resumo" => "A formação de professores de Química no Brasil enfrenta desafios significativos, especialmente diante de um modelo educacional que ainda carrega fortes traços da educação bancária e que está quase sempre descolada das realidades vividas por estudantes e educadores. Este artigo propõe uma reflexão crítica, à luz do pensamento de Paulo Freire, sobre os caminhos possíveis para uma formação docente mais humanizadora, dialógica e transformadora. Para isso, parte-se da crítica ao modelo bancário de educação, ainda presente nos cursos de licenciatura, e de sua manifestação no ensino de Química como mera reprodução de fórmulas e conteúdos descontextualizados. Em contraponto, defende-se uma abordagem que valorize o diálogo, a problematização e a escuta ativa, a partir da vivência concreta dos sujeitos. A perspectiva freiriana é articulada com a teoria histórico-cultural de autores como Vygotsky e Galperin, que também reconhecem a centralidade da linguagem e da interação na formação do pensamento crítico. Nesse contexto, os círculos de cultura, as abordagens CTS, os temas geradores e as metodologias investigativas são apresentados como estratégias pedagógicas capazes de abrir espaço para a construção coletiva do conhecimento, promovendo processos de descodificação e recodificação mediados pelo professor. A formação de professores de Química, assim concebida, não se limita apenas ao domínio técnico ou científico, mas assume dimensões éticas, políticas e sociais, comprometidas com a transformação da realidade. O artigo propõe, portanto, repensar a prática formativa com base nos saberes e contextos dos educandos e educadores, especialmente aqueles situados a margem da escola, como possibilidade concreta de uma pedagogia verdadeiramente emancipadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18865_TB8886_20102025113521.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE OLIMPIO DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "Olímpio"
    "autor_email" => "olimpiodeoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128617
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8886
    "inscrito_id" => 18865
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE: ENTRE O CONTEUDISMO E A PRÁTICA EMANCIPADORA."
    "resumo" => "A formação de professores de Química no Brasil enfrenta desafios significativos, especialmente diante de um modelo educacional que ainda carrega fortes traços da educação bancária e que está quase sempre descolada das realidades vividas por estudantes e educadores. Este artigo propõe uma reflexão crítica, à luz do pensamento de Paulo Freire, sobre os caminhos possíveis para uma formação docente mais humanizadora, dialógica e transformadora. Para isso, parte-se da crítica ao modelo bancário de educação, ainda presente nos cursos de licenciatura, e de sua manifestação no ensino de Química como mera reprodução de fórmulas e conteúdos descontextualizados. Em contraponto, defende-se uma abordagem que valorize o diálogo, a problematização e a escuta ativa, a partir da vivência concreta dos sujeitos. A perspectiva freiriana é articulada com a teoria histórico-cultural de autores como Vygotsky e Galperin, que também reconhecem a centralidade da linguagem e da interação na formação do pensamento crítico. Nesse contexto, os círculos de cultura, as abordagens CTS, os temas geradores e as metodologias investigativas são apresentados como estratégias pedagógicas capazes de abrir espaço para a construção coletiva do conhecimento, promovendo processos de descodificação e recodificação mediados pelo professor. A formação de professores de Química, assim concebida, não se limita apenas ao domínio técnico ou científico, mas assume dimensões éticas, políticas e sociais, comprometidas com a transformação da realidade. O artigo propõe, portanto, repensar a prática formativa com base nos saberes e contextos dos educandos e educadores, especialmente aqueles situados a margem da escola, como possibilidade concreta de uma pedagogia verdadeiramente emancipadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18865_TB8886_20102025113521.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE OLIMPIO DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "Olímpio"
    "autor_email" => "olimpiodeoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação de professores de Química no Brasil enfrenta desafios significativos, especialmente diante de um modelo educacional que ainda carrega fortes traços da educação bancária e que está quase sempre descolada das realidades vividas por estudantes e educadores. Este artigo propõe uma reflexão crítica, à luz do pensamento de Paulo Freire, sobre os caminhos possíveis para uma formação docente mais humanizadora, dialógica e transformadora. Para isso, parte-se da crítica ao modelo bancário de educação, ainda presente nos cursos de licenciatura, e de sua manifestação no ensino de Química como mera reprodução de fórmulas e conteúdos descontextualizados. Em contraponto, defende-se uma abordagem que valorize o diálogo, a problematização e a escuta ativa, a partir da vivência concreta dos sujeitos. A perspectiva freiriana é articulada com a teoria histórico-cultural de autores como Vygotsky e Galperin, que também reconhecem a centralidade da linguagem e da interação na formação do pensamento crítico. Nesse contexto, os círculos de cultura, as abordagens CTS, os temas geradores e as metodologias investigativas são apresentados como estratégias pedagógicas capazes de abrir espaço para a construção coletiva do conhecimento, promovendo processos de descodificação e recodificação mediados pelo professor. A formação de professores de Química, assim concebida, não se limita apenas ao domínio técnico ou científico, mas assume dimensões éticas, políticas e sociais, comprometidas com a transformação da realidade. O artigo propõe, portanto, repensar a prática formativa com base nos saberes e contextos dos educandos e educadores, especialmente aqueles situados a margem da escola, como possibilidade concreta de uma pedagogia verdadeiramente emancipadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.