Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES E INTERVENÇÕES NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS COM TDAH

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128619
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8891
    "inscrito_id" => 1593
    "titulo" => "DIFICULDADES E INTERVENÇÕES NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS COM TDAH"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso que analisa as dificuldades enfrentadas por alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) durante as aulas de produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como as intervenções pedagógicas aplicadas para promover sua participação e desenvolvimento na escrita. A investigação foi realizada em uma escola pública municipal no estado do RN, por meio da observação sistemática, onde o comportamento dos alunos foram observados durante as atividades de escrita, análise de produções escritas e entrevistas com professores de Língua Portuguesa. Os dados revelam que os estudantes demonstravam dificuldades na organização de ideias, na manutenção da atenção durante as etapas de escrita e na revisão textual. Em resposta a essas demandas, foram implementadas algumas estratégias como o uso de roteiros estruturados, mediação individualizada e estímulo à reescrita em etapas. Os resultados indicam avanços na qualidade das produções textuais dos alunos, destacando a importância de práticas pedagógicas inclusivas e intencionalmente planejadas para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH. Utilizamos os seguintes pressupostos teóricos para embasar a pesquisa: García (1998), Torres e Fernández (2001), Cinel (2003), Camargo (2008), Werlang e Oliveira (2006, entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1593_TB8891_19102025110549.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILVANEIDE PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GILVANEIDE"
    "autor_email" => "gilvaneide246@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128619
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8891
    "inscrito_id" => 1593
    "titulo" => "DIFICULDADES E INTERVENÇÕES NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS COM TDAH"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso que analisa as dificuldades enfrentadas por alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) durante as aulas de produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como as intervenções pedagógicas aplicadas para promover sua participação e desenvolvimento na escrita. A investigação foi realizada em uma escola pública municipal no estado do RN, por meio da observação sistemática, onde o comportamento dos alunos foram observados durante as atividades de escrita, análise de produções escritas e entrevistas com professores de Língua Portuguesa. Os dados revelam que os estudantes demonstravam dificuldades na organização de ideias, na manutenção da atenção durante as etapas de escrita e na revisão textual. Em resposta a essas demandas, foram implementadas algumas estratégias como o uso de roteiros estruturados, mediação individualizada e estímulo à reescrita em etapas. Os resultados indicam avanços na qualidade das produções textuais dos alunos, destacando a importância de práticas pedagógicas inclusivas e intencionalmente planejadas para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH. Utilizamos os seguintes pressupostos teóricos para embasar a pesquisa: García (1998), Torres e Fernández (2001), Cinel (2003), Camargo (2008), Werlang e Oliveira (2006, entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1593_TB8891_19102025110549.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILVANEIDE PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GILVANEIDE"
    "autor_email" => "gilvaneide246@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso que analisa as dificuldades enfrentadas por alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) durante as aulas de produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como as intervenções pedagógicas aplicadas para promover sua participação e desenvolvimento na escrita. A investigação foi realizada em uma escola pública municipal no estado do RN, por meio da observação sistemática, onde o comportamento dos alunos foram observados durante as atividades de escrita, análise de produções escritas e entrevistas com professores de Língua Portuguesa. Os dados revelam que os estudantes demonstravam dificuldades na organização de ideias, na manutenção da atenção durante as etapas de escrita e na revisão textual. Em resposta a essas demandas, foram implementadas algumas estratégias como o uso de roteiros estruturados, mediação individualizada e estímulo à reescrita em etapas. Os resultados indicam avanços na qualidade das produções textuais dos alunos, destacando a importância de práticas pedagógicas inclusivas e intencionalmente planejadas para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH. Utilizamos os seguintes pressupostos teóricos para embasar a pesquisa: García (1998), Torres e Fernández (2001), Cinel (2003), Camargo (2008), Werlang e Oliveira (2006, entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.