COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: INTERSEÇÕES HISTÓRICAS, CONCEITUAIS E CRÍTICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128624 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8911 "inscrito_id" => 16772 "titulo" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: INTERSEÇÕES HISTÓRICAS, CONCEITUAIS E CRÍTICAS" "resumo" => "O presente trabalho visa discutir a implementação da teoria das competências socioemocionais no Projeto Professor Diretor de Turma da Educação Pública do Estado do Ceará. Através de um breve histórico e uma análise crítica, buscamos problematizar o uso desses conceitos, com o objetivo de debater a inserção dos discursos sobre competências na educação básica cearense. Para isso, utilizamos uma revisão bibliográfica com fontes primárias que definem a atuação do diretor de turma em âmbito estadual (SEDUC, 2010; INSTITUTO AYRTON SENNA, 2022; 2019), além de autores que criticamente debatem a inserção das competências na Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2022; ACCIOLY, LAMOSA, 2021; LEMOS, 2019; BRASIL, 2018). Como fontes secundárias, recorremos a autores que discutem a realidade do professor diretor de turma e sua atuação através das competências socioemocionais (COSTA, 2019; PEREIRA et al, 2022). O principal achado deste trabalho foi evidenciar contradições no uso das competências socioemocionais na educação pública, revelando um discurso neoliberal que sustenta as definições sobre competências, apoiado por um amplo financiamento promovido por institutos privados para pesquisa e implementação. Da mesma forma, ocorre um esvaziamento desses conteúdos que servem de base para a prática docente do diretor de turma. Essas constatações levantam questionamentos importantes sobre os interesses envolvidos no uso das competências no contexto da educação pública, especialmente no que diz respeito à formação integral dos estudantes e à autonomia pedagógica dos educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16772_TB8911_29102025180358.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YAN FERREIRA DE ALENCAR" "autor_nome_curto" => "YAN FERREIRA" "autor_email" => "yan.alencar@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128624 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8911 "inscrito_id" => 16772 "titulo" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: INTERSEÇÕES HISTÓRICAS, CONCEITUAIS E CRÍTICAS" "resumo" => "O presente trabalho visa discutir a implementação da teoria das competências socioemocionais no Projeto Professor Diretor de Turma da Educação Pública do Estado do Ceará. Através de um breve histórico e uma análise crítica, buscamos problematizar o uso desses conceitos, com o objetivo de debater a inserção dos discursos sobre competências na educação básica cearense. Para isso, utilizamos uma revisão bibliográfica com fontes primárias que definem a atuação do diretor de turma em âmbito estadual (SEDUC, 2010; INSTITUTO AYRTON SENNA, 2022; 2019), além de autores que criticamente debatem a inserção das competências na Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2022; ACCIOLY, LAMOSA, 2021; LEMOS, 2019; BRASIL, 2018). Como fontes secundárias, recorremos a autores que discutem a realidade do professor diretor de turma e sua atuação através das competências socioemocionais (COSTA, 2019; PEREIRA et al, 2022). O principal achado deste trabalho foi evidenciar contradições no uso das competências socioemocionais na educação pública, revelando um discurso neoliberal que sustenta as definições sobre competências, apoiado por um amplo financiamento promovido por institutos privados para pesquisa e implementação. Da mesma forma, ocorre um esvaziamento desses conteúdos que servem de base para a prática docente do diretor de turma. Essas constatações levantam questionamentos importantes sobre os interesses envolvidos no uso das competências no contexto da educação pública, especialmente no que diz respeito à formação integral dos estudantes e à autonomia pedagógica dos educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16772_TB8911_29102025180358.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YAN FERREIRA DE ALENCAR" "autor_nome_curto" => "YAN FERREIRA" "autor_email" => "yan.alencar@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }