A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TERRAS POMERANAS: SABERES, PRÁTICAS E IDENTIDADES
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O uso da língua pomerana predominam no seio familiar entre os idosos dentro de casa, enquanto as gerações mais novas tendem a ser bilíngues, usando tanto o pomerana quanto o português. Isso mostra uma dinâmica de preservação cultural entre os mais velhos e uma adaptação linguística nas gerações mais jovens. De acordo com Buchholz (1999) afirma que a língua pomerana se desenvolveu a partir de influências de outros idiomas e modos de falar com os quais o povo pomerano teve contato, tanto direta quanto indiretamente, em diferentes momentos históricos, inclusive no Brasil. Nesse contexto, compreender a atuação da professora na Educação Infantil é essencial para valorizar as práticas que respeitam a cultura local e, ao mesmo tempo, atendem às exigências de uma educação inclusiva, democrática e de qualidade. Em termos teóricos, este estudo busca contribuir para a valorização da docência em contextos interculturais e fortalecer o diálogo entre cultura local e políticas educacionais no processo de aprendizagem, tanto para a construção do conhecimento tanto para a formação identitária (Freire, 1980). Em termos práticos, os resultados buscam identificar estratégias pedagógicas utilizadas pelas professoras para promover a identidade cultural das crianças pomeranas na Educação Infantil." 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